Cidades

Morre, aos 80 anos, ex-presidente da Caixa Econômica Paulo Rubens Mandarino

Mandarino esteve à frente do banco no fim dos anos 1980 e começo dos 1990 e também foi deputado federal. Ele tinha Alzheimer e teve um infarto pela manhã

Ricardo Faria - Especial para o Correio
postado em 11/08/2017 18:00
Paulo Rubens Mandarino com a família: união
Morreu, no fim da manhã desta sexta-feira (11/8), o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Paulo Rubens Mandarino. Ele tinha 80 anos e morreu em decorrência de um infarto. Nascido em Niterói (RJ), em 10 de julho de 1937, ele foi eleito deputado federal no início dos anos 1990. Formado em economia e história, Paulo Mandarino trabalhou como bancário, economista, técnico em administração e professor universitário. Ele morava há 40 anos no Distrito Federal.
Segundo a filha Adriana Mandarino, 52 anos, o pai sempre buscou manter a união familiar. ;Nós perdemos a nossa mãe muito cedo. Ele foi o nosso pai e mãe, nos criou e nos ensinou que a família é tudo;, enfatizou.

Casado pela terceira vez, Paulo Mandarino vivia há 19 anos com Auta Bressanele Mandarino, 74. A viúva, muito abalada, elogiou a conduta o marido durante os anos em que viveram juntos. ;Era uma pessoa afável, cuidadosa com todos. Ele vivia sorrindo, mesmo com dor;, relembra. Mandarino tinha Alzheimer.

Jales Marinho, 68, foi amigo de longa data do ex-presidente da Caixa Econômica. Ele conta que, na gestão de Paulo Mandarino à frente da instituição, mudanças importantes aconteceram. ;Foi ele quem indicou a primeira mulher para a diretoria do banco público e responsável por articular a centralização do Fundo de Garantia do Trabalhador Assalariado;, explicou. "O Paulo era um homem muito justo e correto. É uma perda irreparável para nós", lamentou.

O corpo do ex-presidente da Caixa Econômica Federal e ex-deputado federal será velado na Capela 7 do cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, às 8h. O sepultamento será às 11h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação