Cidades

Secretaria realizará oficinas para explicar edital dos Pontos de Cultura

As oficinas servirão para explicar a documentação necessária para participar do edital, esclarecer dúvidas e orientar os interessados sobre temas relacionados à nova Lei Cultura Viva

postado em 15/08/2017 12:54

Atualmente, existe cerca de 40 pontos de cultura certificados e outros autodeclarados, que ainda serão mapeados pelo governo de BrasíliaA Secretaria de Cultura do Distrito Federal realizará uma série de quatro oficinas para auxiliar os interessados em participar do edital de fomento da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do DF. As oficinas servirão para explicar qual a documentação necessária para participar do edital, esclarecer dúvidas e orientar os interessados sobre temas relacionados à nova Lei Cultura Viva. Segundo a pasta, o certame ampliará a rede com mais 22 projetos de Ponto de Cultura e um projeto para um Pontão.

A primeira oficina será realizada no Museu Nacional, em 19 de agosto. No sábado seguinte (26/8), o encontro ocorrerá na Coordenação Regional de Ensino de Planaltina. No dia 2 de setembro, a oficina será na Casa do Cantador, em Ceilândia. O último encontro acontece no dia 16 de setembro em São Sebastião, na Casa Frida. As reuniões ocorrem sempre de 9h às 18h. Durante os eventos, serão disponibilizados computadores com acesso à internet para que todo o processo seja feito em tempo real.

Podem participar do edital pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvem e articulam atividades culturais nas regiões administrativas do DF.

Pontos e Pontões de Cultura

Pontos de cultura são grupos, coletivos e entidades que desenvolvem atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. Os pontos funcionam como locais de recepção e disseminação de iniciativas culturais, e não possuem um modelo único de atividades, nem de instalações físicas.

Já o Pontão, além de receber as atividades culturais, também deve funcionar como um articulador de um conjunto de outros pontos ou iniciativas culturais. O objetivo é desenvolver ações de mobilização, formação, mediação e articulação de uma determinada rede de pontos de cultura e demais iniciativas culturais, seja em âmbito territorial ou em um recorte temático/identitário.

Os 22 projetos selecionados pelo edital para ponto de cultura receberão R$ 85 mil cada um, e para o Pontão, R$ 325.209,40. Para concorrer, é preciso que a entidade comprove sua existência e o desenvolvimento de atividades culturais no Distrito Federal há, no mínimo, três anos. Atualmente, existe cerca de 40 pontos de cultura certificados e outros autodeclarados, que ainda serão mapeados pelo governo de Brasília. A população do DF conta ainda com cinco pontões de cultura, um deles gerido pela Secretaria de Cultura, o da Casa do Cantador.

Oficinas sobre edital da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do DF

19 de agosto (sábado)

Plano Piloto
Das 9 às 18 horas
Museu Nacional
Conjunto Cultural da República, Eixo Monumental, Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto

26 de agosto (sábado)

Planaltina
Das 9 às 18 horas
Coordenação Regional de Ensino de Planaltina
Setor Educacional, Lotes C/D

2 de setembro (sábado)

Ceilândia
Das 9 às 18 horas
Casa do Cantador
Quadra 32, Área Especial G

16 de setembro (sábado)

São Sebastião
Das 9 às 18 horas
Casa Frida
Rua 30, Casa 121, Vila Nova

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação