Jornal Correio Braziliense

Cidades

99,03% dos presos retornaram às celas após saidão do Dia dos Pais

São considerados foragidos os nove sentenciados que não regressaram


Do total de 922 presos do sistema penitenciário do Distrito Federal que tiveram direito à saída temporária na sexta-feira (11/8), 913 regressaram às penitenciárias até as 18h dessa segunda (14). Esse número equivale 99,03% daqueles que obtiveram o benefício neste saidão de Dia dos Pais.
Leia mais notícias em Cidades

Os nove detentos que não voltaram no prazo determinado pela Justiça são considerados foragidos e podem cumprir as penas regime fechado quando forem recapturados. Além disso, deverão responder a inquérito disciplinar.

O benefício


[SAIBAMAIS]O afastamento temporário é uma concessão da Vara de Execuções Penais do Tributal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), previsto desde 2001. O benefício favorece sentenciados que cumprem pena no regime semiaberto e têm autorização para trabalho externo ou dos que já saíram temporariamente em outros anos e não registraram nenhuma ocorrência nos últimos seis meses.

Por lei, autoriza-se a saída temporária de condenados em regime semiaberto, sem vigilância, para visita a familiares, estudo externo, entre outras atividades. A norma determina o limite de 35 dias de saídas por ano.
Com informações da Agência Brasília