Jornal Correio Braziliense

Cidades

Rompimento de adutora e acidente levam caos ao trânsito na saída da EPVP

Motoristas tiveram dificuldade para sair da via e seguir para a EPTG. No Pistão Sul, uma ventosa também rompeu e litros de água jorravam na linha do metrô

[SAIBAMAIS]Para evitar transtornos na volta para a casa, o DER/DF informou que estão livres para o trânsito de todos os carros as faixas exclusivas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) até a meia-noite desta quinta-feira (17/8). Por conta do mesmo incidente, o departamento também decidiu estender a reversão da Estrutural na volta para a casa à noite. As faixas Norte e Sul ficarão livres para o trânsito no sentido Taguatinga até às 20h30. Em dias normais, a reversão funciona até 19h45.

Vazamento no Pistão Sul

Poucos momentos após o rompimento da adutora às margens da EPTG, imagens aéreas feitas pela Rede Globo mostraram outro ponto de vazamento de água na rede da Caesb, em uma ventosa na altura do Pistão Sul, em Taguatinga. O ponto de escape da água, que fica sobre a linha da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), fazia jorrar grande quantidade de água sobre os trilhos. Segundo Metrô-DF, não houve interferência operacional. Equipes da Caesb foram até a estação Taguatinga Sul, onde verificaram que não houve nenhum problema na estação ou nos trilhos.

Crise hídrica

Os rompimentos em tubulações da Caesb ocorrem em um momento delicado da crise hídrica no Distrito Federal. A população já enfrenta 87 dias sem chuvas e há cerca de oito meses em racionamento no abastecimento de água. A Caesb ainda não calculou os prejuízos por conta do problema na adutora e afirmou que, durante o período de reparos na rede e na medida do possível, os moradores "façam uso racional da água para facilitar a recuperação plena e equilibrada do sistema."