Cidades

Taguatinga será palco de passeio ciclístico neste sábado

O evento comemora o Dia Nacional do Ciclista e o Dia Nacional de Luta da População de Rua

postado em 18/08/2017 20:15
Parte das bicicletas que serão usadas no passeio foram consertadas em um projeto social por pessoas em situação de rua
O Dia 19 de agosto marca duas comemorações: o Dia Nacional do Ciclista e o Dia Nacional de Luta da População de Rua. Em Taguatinga, um passeio ciclístico marcará a data. Parte das bicicletas que serão usadas, foram consertadas por pessoas em situação de rua no projeto "Pedal Cidadão". A concentração é a partir das 8h deste sábado (19/8) no Taguaparque.

Leia mais notícias em Cidades

O Pedal Cidadão arrecada bicicletas novas, seminovas ou usadas e peças para seu conserto. As bicicletas são doadas às pessoas em situação de rua. O projeto de conserto foi criado pelo servidor público Wendell Viana, 40 anos, que é agente social do Centro Pop. Além de trabalhar na unidade, ele também é mecânico de bicicletas. ";Estamos com 60 bicicletas prontas consertadas. Essas serão doadas para pessoas em situação de rua durante o passeio. O maior objetivo é incluir essa população e sensibilizar a comunidade em geral sobre o tema;, comentou Viana.

Os interessados em conhecer e contribuir para o projeto podem fazer suas doações no Centro Pop, na QNF 24, Área Especial, perto ao Senai ou entrar em contatos nos números: 3352 5098 e 3563 1046.

Dia Nacional do Ciclista


O dia é celebrado há dez anos espontaneamente em todo o país e deve se tornar oficial ainda em 2017. O Projeto de Lei do Dia Nacional do Ciclista é um símbolo da justiça contra os crimes no trânsito e pela defesa do uso da bicicleta. O PL 5988/ 2016 já foi aprovado na Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado, onde será relatado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

O Distrito Federal conta hoje com cerca de 420 quilômetros de ciclovia e tem cerca de 2% de seus deslocamentos feitos de bicicleta. Em todo o Brasil já chega a 6%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação