Cidades

Após acordo, alunos da UnB desocupam bloco

Os estudantes que estavam no local há uma semana, já retiram as cadeiras que bloqueavam a entrada e desocuparão o bloco até as 16h

Ingrid Soares, Thiago Soares
postado em 21/08/2017 09:40

Aluno da UnB observa cartazes que avisam sobre suspensão das aulas em bloco ocupado

Após uma intermediação do Ministério Público Federal (MPF), alunos que ocupam o Bloco de Salas de Aula (BSA) Sul e representantes da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) entraram em um acordo. Em uma reunião intermediada por duas procuradoras nesta manhã de segunda-feira (21/8) ficou acordado a desocupação do prédio até 16h. A UnB se comprometeu a cumprir algumas reivindicações dos estudantes que estavam no local há uma semana.

Leia mais notícias em Cidades

Os alunos já começaram a retirar as cadeiras e carteiras que formavam as barricadas na entrada do prédio. Não há registro de tumultos. Uma equipe da reitoria acompanha a movimentação do lado de fora. A estimativa é que ao menos 20 pessoas estejam dentro do BSA Sul. A entrega do local deve ocorrer até 16h, com uma vistoria de representantes da reitoria.

O grupo formado pelo Diretório Negro, pelo Centro de Convivência de Mulheres, dentre outros, reinvidicava a posse do coordenador do Centro de Convivência Negra, a recontratação dos profissionais terceirizados cortados da UnB, o rascimo institucional, dentre outras reivindicações. Na reunião ficou acordada a posse, mas os alunos não foram atendidos com relação aos cortes de trabalhadores. Para isso ficou acordado a realização de um seminário para discutir o assunto, que deve ocorrer em até 15 dias.

De acordo com a Administração Superior da UnB, o Ministério Público Federal foi acionado para abrir diálogo, pois o grupo se negou a receber a segunda notificação de desocupação.

A ação de ocupação teve início na noite de segunda-feira (14/8), quando os alunos bloqueram as entradas do edifício com mesas e cadeiras. Na manhã de quarta-feira (16/8), os estudantes bloquearam a L4 Sul, próximo à saída do Centro Comunitário. Segundo informações da Polícia Militar, eles atearam fogo em pedaços de madeira e os jogaram na pista. As chamas foram apagadas e a pista, liberada cerca de uma hora depois.

[SAIBAMAIS]

O BSA Sul abriga mais de 850 aulas semanais, de 485 turmas, que atendem a uma média diária de aproximadamente 6,4 mil estudantes, todos foram extremamente prejudicados com a interrupção abrupta das atividades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação