Cidades

Obituário: morre o jornalista pioneiro de Brasília Manuel Pessoa Mendes

O jornalista chegou em Brasília em 1957 e registrou importantes momentos do nascimento da capital

postado em 22/08/2017 17:30
[FOTO1001706]
Morreu na madrugada desta terça-feira (22/8), o jornalista e pioneiro de Brasília Manuel Pessoa Mendes aos 91 anos. Nascido em Pernambuco, Formado em Letras, Administração Pública e Jornalismo, Manuel veio para Brasília no início da construção da cidade, em 1957, como servidor do Instituto de Previdência de Assistência dos Servidores do Estado (IPASE-RJ).

Manuel foi colunista no Correio Braziliense durante 28 anos, responsável pela coluna Correio Diplomático, posteriormente renomeada para Mala Diplomática. Enquanto trabalhava no jornal, também foi diretor da Subsecretaria de Relações Públicas do Senado Federal.

O jornalista acompanhou e registrou em textos e imagens o surgimento e crescimento da capital. Publicou quatro livros. Em um deles, chamado de O Cerrado de Casaca, narrou a construção do Itamaraty e a transferência do corpo diplomático para a nova sede. Hoje, importantes registros em vídeo da rotina dos trabalhadores candangos, de autoria de Manuel, são preservados pelo Arquivo Público do Distrito Federal.

Sua atuação jornalística rendeu grandes reconhecimentos. O jornalista recebeu condecorações de instituições nacionais e outras em mais de 12 países. Entre elas, se destacam a medalha de ouro entregue pelo Presidente Juscelino Kubistchek, por ocasião da instalação da nova capital, a Medalha do Mérito Jornalista Assis Chateaubriand e ordens de mérito na Colômbia, Chile, Equador, Portugal, Bulgárias e outros países.

O velório terá início às 8h desta quarta-feira (23/8) e o sepultamento está marcado para às 10h30. A solenidade será realizada na capela 3 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação