postado em 23/08/2017 16:22
A Operação Upgrade, realizada pelo Departamento de Trânsito (Detran), na última segunda-feira (21/8), flagrou dois condutores do curso de reciclagem, saindo da aula dirigindo, além de um Mitsubishi, que acumula R$ 17,3 mil em débitos de 91 multas, a maioria por excesso de velocidade.
O flagrante aos condutores do curso de reciclagem se deu próximo à unidade do Detran de Taguatinga. Um deles estava com a CNH suspensa; por isso, foi conduzido à 12; Delegacia de Polícia, além de ter o carro removido. O outro estava com a habilitação cassada e também teve o veículo recolhido ao depósito de Taguatinga.
Para o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, estas operações têm o objetivo de garantir a segurança do cidadão no trânsito do DF. "Estamos otimistas e esperamos zerar o número de mortes nas vias da cidade. Isso é difícil, mas é possível. A grande maioria da sociedade brasiliense está apoiando o Detran nesse trabalho", afirmou.
Lei
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a violação da suspensão ou da cassação da habilitação configura crime de trânsito. No âmbito administrativo, além de receber multa de R$ 880,41 e ter o veículo removido ao depósito, o condutor responderá aprocesso de cassação da CNH. Nesse caso, só poderá conduzir veículo após dois anos, sendo obrigatório realizar todo o processo de habilitação novamente.