Cidades

Performance artística nu reúne 115 pessoas no Museu da República

A foto clicada pelo fotógrafo Kazuo Okubo ocorreu durante evento que teve como objetivo espantar a "caretice da capital"

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 02/09/2017 12:52
[FOTO1009607]

Enquanto os termômetros marcavam 24C; na capital federal, um grupo de 115 pessoas tirou a roupa e posou nu para o fotógrafo Kazuo Okubo em frente ao Museu da República de Brasília. O evento, que ocorreu durante a manhã deste sábado (02/9), se chama ;Fotona; e faz parte da Cena Contemporânea. Segundo os organizadores, o clique rendeu o recorde de maior número de pessoas nuas em uma foto no Distrito Federal.


Responsável pela idealização, concepção e produção do Fotona, Diego Ponce de Leon, 35 anos, conta que o evento tem como objetivo ir de contra o momento de caretice e conservadorismo instalado na capital federal. ;Nossa Brasília está se tornando uma cidade dormitório. Ninguém pode cantar, rir ou se divertir durante a noite. Vivemos um monte de lei do silêncio, bares sendo fechados, artistas sendo calados. Queremos mostrar que o concreto de Brasília também é feito de gente, arte e expressão;, garante.

[SAIBAMAIS]Entre os fotografados, pessoas das mais diversas idades, profissões e moradias. ;Tinha gente que nunca havia posado para fotos. Todos ficaram muito emocionados. Escolhemos o Kazuo Okubo devido a representatividade que ele tem fora de Brasília, e o resultado ficou ótimo;, conta. Na última semana, Kazuo completou 58 anos, e conta que a foto foi o melhor presente que poderia receber. ;Nem dormi na última noite, estava muito ansioso pois vamos mostrar que Brasília não é apenas política;, conta.
Segundo o fotógrafo, isso mostra uma cara diferente da capital. ;As pessoas vem o corpo como pecado, uma coisa ofensiva. Mas nós nascemos nus nesse planeta e não levamos nada daqui. O corpo é a nossa casa, e tem gente que tem uma grande e pequena, mas não devemos ter vergonha de mostrá-los;. Dentre os fotografados, também estava Maikon K, o performer curitibano foi detido por um policial militar enquanto iniciava uma performance nu no último mês de julho.
Dessa vez, a polícia ficou de longe, organizando o evento. Segundo Diego, a organização conseguiu autorização da Secretaria de Cultura, Secretaria de Segurança Pública e Paz Social (SSP/DF) e da Vara da Infância e da Juventude para realizar o evento de modo seguro. O acesso foi restrito e supervisionado, garantindo que apenas maiores de idade participem. Toda a área foi cercada por alambrados, com todo segurança provida pela SSP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação