Cidades

Sem previsão de chuva, brasilienses enfrentam mais uma semana de calor

Apesar de queda na temperatura mínima na manhã de hoje, a tarde será de calor, com máxima de 28°C. Ao longo da semana, o DF enfrenta média de 30°C nas horas mais quentes do dia

Bernardo Vento - Especial para o Correio
postado em 04/09/2017 09:40
População terá mais uma semana de calor e tempo seco
Os brasilienses que acordaram cedo nesta segunda-feira (4/9) foram surpreendidos por uma temperatura mais baixa do que as registradas na última semana, além de muito vento. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma zona de alta pressão que passou pelo Sudeste do país chegou ao Centro-Oeste e trouxe uma massa de ar seco, que provoca a queda de temperatura. A mínima registrada na madrugada de hoje foi de 11;C. A máxima deve chegar aos 28;C.
A umidade, que tanto preocupa os moradores do Distrito Federal, deve variar entre 70% e 20%. Nos próximos dias, a temperatura volta a aumentar e a umidade deve cair. A média deve chegar aos 30;C e a umidade deve ficar bem abaixo dos 20%. Na semana passada, a Defesa Civil decretou estado de emergência após a umidade ficar abaixo dos 12% por dois dias consecutivos.

Reservatórios

A chuva não deve chegar ao DF nos próximos dias. O Inmet reforça a previsão de que as primeiras pancadas só devem cair depois do dia 15. Não chove há 104 dias. E se a chuva não vem, as atenções se voltam aos reservatórios. De acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), com a previsão de chuvas somente para o final do mês, a expectativa é que o aumento no nível dos reservatórios só comece a ser percebido em novembro.
A agência ressalta que os brasilienses devem continuar a conservar os hábitos de uso racional da água e reduzir ainda mais o consumo nos próximos meses. Caso a Curva de Acompanhamento se desvie das metas, "medidas mais rigorosas serão tomadas com o objetivo de reduzir a demanda".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação