Um buraco enorme chama a atenção de quem passa pela principal avenida de Samambaia Norte. ;Há mais de dois anos é essa situação e ninguém toma nenhuma providência;, lamenta o assistente social e morador de Samambaia há 20 anos Paulo Giquiri.
A cratera tem cerca de quatro metros de profundidade e está localizada na QS 411. De acordo com a Caesb, está ali desde 1994 e trata-se de uma caixa com válvulas redutoras de pressão. Serve, segundo a companhia, para controlar a pressão da água nas redes da região. "Foram feitos vários tipos de cercamento com arame, alambrado, concreto, inclusive com cadeado, e todos eles foram depredados por atos de vandalismo", defende a Caesb, em nota.
Enquanto isso, os moradores denunciam o perigo. ;Nós estamos em uma via principal. Quem passa por aqui de noite pode cair aí dentro e, o pior, a cidade corre o risco de ficar sem água caso os canos sejam rompidos;, destacou o morador Antônio Martins, destacando ainda que, próximo ao local, há uma creche e um campo de futebol, onde crianças circulam com frequência.
De acordo com a Caesb, só consegue abrir os registros quem tem ferramentas apropriadas e conhecimento para trabalhar com as válvulas.;Estamos providenciando o cercamento, mas ainda não temos prazo;, informou a companhia.
Moradores reclamam ainda que há muito lixo no local que, segundo eles, ainda é usado como abrigo por usuários de drogas. ;Aqui é muito perigoso. Cansei de ver pessoas usando drogas aí dentro desse buraco;, relata Laura Gomes, também moradora de Samambaia.