Cidades

Grupo a favor da monarquia no Brasil protesta na Esplanada

Manifestantes querem a instauração de regime monarquista parlamentarista no país. Modelo foi recusado em plebiscito promovido em 1993

Ricardo Faria - Especial para o Correio
postado em 07/09/2017 10:12
Grupo estendeu bandeiras e faixas nas arquibancadas do desfile. Antes da parada cívico-militar, cerca de 20 manifestantes entregaram panfletos na Esplanada
Um grupo de aproximadamente 20 pessoas organizou um protesto a favor da restauração da monarquia no Brasil na Esplanada dos Ministérios. O ato aconteceu durante o início do Desfile de 7 de Setembro. Com bandeiras do Império, os manifestantes protestaram contra o presidencialismo, modelo adotado atualmente pelo país.


De acordo com Thiago Dória, um dos organizadores do movimento, o objetivo da manifestação era divulgar a ideia de implementar uma monarquia parlamentarista. Diferentemente do sistema adotado durante o Império, onde os imperadores comandavam o país, o modelo prevê a separação do chefe de estado do chefe de governo, que seria um primeiro-ministro. ;A república é muito instável. Gera crise social, econômica e corrupção;, opina Thiago. Países como Reino Unido, Suécia e Japão adotam o regime, que prevê eleições para o parlamento.

[SAIBAMAIS]Pouco antes do início do desfile, o grupo entregou panfletos a favor da monarquia para quem passava na Esplanada dos Ministérios. Depois, eles seguiram para as arquibancadas, onde estenderam bandeiras do Império. ;Não é um protesto nos moldes tradicionais, mas um movimento de conscientização das pessoas;, explica Thiago.

Para o grupo, o modelo monarquista significaria uma saída para a crise política. Porém, Thiago reconhece que a mudança no sistema não seria suficiente em pouco tempo. ;Nós queremos apresentar uma proposta pensada a longo prazo, não uma solução mágica;, pondera.

Império no Brasil

Dom Pedro I, antes príncipe de Portugal, declarou a independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822. A partir dali, ele se tornou o primeiro imperador do país. O Império durou até 1889, quando tropas comandadas pelo Marechal Deodoro da Fonseca depuseram Dom Pedro II do trono.

Em abril de 1993, o Brasil passou por uma votação para decidir a forma e o sistema de governo. O plebiscito estava previsto na Constituição de 1988. A manutenção do regime republicano venceu a proposta da instauração de uma monarquia parlamentarista com 86,6% dos votos. Na mesma eleição, o presidencialismo foi mantido com 69,2% dos votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação