Jornal Correio Braziliense

Cidades

Seleção do Colégio Militar é mais concorrida que vestibular da UnB

Prova de matemática ocorre no domingo. Concorrência para o 1º ano do ensino médio é de 117 candidatos por vaga, proporção maior que a do curso de direito no último vestibular da universidade.

A concorrência supera a observada na maioria dos cursos oferecidos pela Universidade de Brasília (UnB). Para o 6; ano, são 48,4 canditados por vaga. Para o ensino médio, 117 por vaga. No vestibular passado da UnB, só medicina teve uma competição mais acirrada: 239 por vaga. Direito diurno e psicologia, os outros dois cursos mais procurados, apresentaram concorrência de 33,8 3 32 candidatos por vaga, respectivamente.

No domingo, a partir das 9h, será realizado o exame intelectual (EI) de matemática. A prova de português será em 22 de outubro, apenas para os aprovados nessa primeira etapa. Para fazer o teste, é necessário levar documento oficial com foto (passaporte ou identidade) e o cartão de confirmação de inscrição impresso. Os materiais escolares permitidos são canetas esferográficas de cor preta ou azul, lápis e borracha.

Não é permitido o uso de gorros ou similares, bolsas e cachecóis. Livros, anotações e aparelhos eletrônicos também estão vetados. A lista completa dos materiais proibidos está disponível no Manual do Candidato, que pode ser acessado no site da instituição. O recomendado é que o candidato chegue com cerca de uma hora e meia de antecedência. Às 8h30 os portões serão fechados e o acesso ao prédio, impedido. O fim da prova será às 12h.

Ambientação no sábado
Para os candidatos que quiserem conhecer o local da prova e evitar qualquer surpresa, o CMB oferece no sábado (9/9) uma ambientação das 9h às 10h. A ida a esse evento não é obrigatória. O gabarito da primeira prova sairá uma hora depois do fim do exame. A lista de aprovados em matemática será divulgada em 25 de setembro, no site do colégio. O resultado final, com os aprovados após todo o processo, sairá em 4 de dezembro. Mas, depois disso, os convocados terão de fazer revisão médica e odontológica, além da comprovação dos requisitos biográficos, que também são eliminatórias.
*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende