Cidades

Seleção do Colégio Militar é mais concorrida que vestibular da UnB

Prova de matemática ocorre no domingo. Concorrência para o 1º ano do ensino médio é de 117 candidatos por vaga, proporção maior que a do curso de direito no último vestibular da universidade.

Victor Barbosa*
postado em 08/09/2017 16:22
Governador Rollemberg participa de cerimônia com novos alunos do Colégio Militar em 2017
Crianças e adolescentes do Distrito Federal enfrentam, a partir deste domingo (10/9), uma das seleções mais disputadas de Brasília. Mais de 1.700 alunos tentam conquistar uma das 30 novas vagas oferecidas pelo Colégio Militar de Brasília (CMB) para 2018. São 1.212 candidatos atrás de 25 vagas do 6; ano do ensino fundamental e outros 585 que concorrem a cinco oportunidades no 1; ano do ensino médio.
A concorrência supera a observada na maioria dos cursos oferecidos pela Universidade de Brasília (UnB). Para o 6; ano, são 48,4 canditados por vaga. Para o ensino médio, 117 por vaga. No vestibular passado da UnB, só medicina teve uma competição mais acirrada: 239 por vaga. Direito diurno e psicologia, os outros dois cursos mais procurados, apresentaram concorrência de 33,8 3 32 candidatos por vaga, respectivamente.

No domingo, a partir das 9h, será realizado o exame intelectual (EI) de matemática. A prova de português será em 22 de outubro, apenas para os aprovados nessa primeira etapa. Para fazer o teste, é necessário levar documento oficial com foto (passaporte ou identidade) e o cartão de confirmação de inscrição impresso. Os materiais escolares permitidos são canetas esferográficas de cor preta ou azul, lápis e borracha.

Não é permitido o uso de gorros ou similares, bolsas e cachecóis. Livros, anotações e aparelhos eletrônicos também estão vetados. A lista completa dos materiais proibidos está disponível no Manual do Candidato, que pode ser acessado no site da instituição. O recomendado é que o candidato chegue com cerca de uma hora e meia de antecedência. Às 8h30 os portões serão fechados e o acesso ao prédio, impedido. O fim da prova será às 12h.

Ambientação no sábado
Para os candidatos que quiserem conhecer o local da prova e evitar qualquer surpresa, o CMB oferece no sábado (9/9) uma ambientação das 9h às 10h. A ida a esse evento não é obrigatória. O gabarito da primeira prova sairá uma hora depois do fim do exame. A lista de aprovados em matemática será divulgada em 25 de setembro, no site do colégio. O resultado final, com os aprovados após todo o processo, sairá em 4 de dezembro. Mas, depois disso, os convocados terão de fazer revisão médica e odontológica, além da comprovação dos requisitos biográficos, que também são eliminatórias.
*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação