Cidades

Dia do Cerrado: área degradada por ano é maior que o território do DF

A cada ano, área nativa do bioma degradada é igual a uma vez e meia o território do DF. Algumas das consequências são a escassez de água e a seca extrema

Flávia Maia
postado em 11/09/2017 06:00
A cada ano, área nativa do bioma degradada é igual a uma vez e meia o território do DF. Algumas das consequências são a escassez de água e a seca extrema
A savana brasileira pede socorro. Em 60 anos, tornou-se a casa de mais de 30 milhões de brasileiros. É o símbolo da expansão da fronteira agrícola do país e de uma intensa urbanização puxada pela construção de Brasília. A velocidade da ocupação vem se mostrando acentuada a ponto de causar esgotamento ao bioma. Por ano, o Cerrado perde, em média, uma área correspondente a uma vez e meia o território do Distrito Federal. Segundo monitoramento do Ministério do Meio Ambiente, entre 2013 e 2015 foram 18.962,45 km; de devastação. A conta desse descontrole começa a chegar: perda da biodiversidade, seca extrema e escassez de água.
Hoje é dia de homenagear o Cerrado, no entanto, não há muito o que se comemorar. Metade da área nativa não existe mais. Ele não chega a ser o bioma brasileiro mais desmatado ; a Mata Atlântica apresenta apenas 12% da formação original. Entretanto, o que preocupa ambientalistas e especialistas é a velocidade da destruição. ;O Cerrado já perdeu 50% da área nativa em 50 anos, na Mata Atlântica, são 500 anos de exploração;, alerta Júlio César Sampaio, coordenador do programa Cerrado-Pantanal da WWF Brasil.

Embora o Brasil seja signatário de acordos internacionais de preservação, o país ainda tem dificuldade de cumprir os objetivos. As Metas de Aichi para a Biodiversidade, por exemplo, determinam que, até 2020, pelo menos 17% dos territórios de ;especial importância para a biodiversidade e serviços ecossistêmicos terão sido conservados por meio de sistemas de áreas protegidas;. No entanto, o Cerrado só tem 3% de proteção efetiva ; de unidades mais restritas como parques e estações ecológicas. Ao somar áreas mais flexíveis, onde é possível algum tipo de exploração, o índice sobe para 7%. ;O Cerrado é um filho desprestigiado no nosso país. Precisamos saber que a preservação desse bioma é tão importante quanto a da Amazônia;, analisa Humberto Ângelo, professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB).
[FOTO1014289]
A crise de abastecimento de água em centros urbanos, como Brasília e Goiânia, a intensificação da seca e a diminuição das vazões dos rios são sinais de esgotamento do Cerrado ; o que prejudica tanto a área urbana, quanto a agrícola. Dessa forma, a preservação mostra-se imperativa. Ambientalistas, especialistas e acadêmicos são uníssonos no discurso de que é necessário o compromisso com o desenvolvimento sustentável na região.

Em 2010, foi criado o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado). Entretanto, ambientalistas denunciam que as metas não vêm sendo cumpridas. Entre os objetivos, estava a redução em 40% do desmatamento, e, entre as ações, o monitoramento do bioma, a criação de 2,5 milhões de hectares em áreas protegidas e verba para a proteção ; somente no primeiro ano seriam R$ 339 milhões. Apenas este ano foi divulgado um estudo com base em imagens aéreas e restrito aos anos de 2013 e 2015. O Correio entrou em contato com o Ministério do Meio Ambiente para saber o andamento das políticas públicas de proteção, mas não obteve resposta.

Debate necessário


Para Júlio César Sampaio, coordenador do programa Cerrado-Pantanal da WWF Brasil, pouco se avançou na efetiva proteção e o modelo de produção agropecuário precisa ser revisto. ;Não dá para levantar bandeira verde de que tudo vai ser resolvido deixando uma árvore em pé. A gente precisa discutir;, argumenta. ;No entanto, esse modelo de produção que segue avançando só no desmatamento com o pretexto de geração de riquezas não dá mais;, complementa. Júlio defende a criação de um pacto de proteção ao Cerrado. ;O modelo pode ser similar à moratória na Amazônia, em que os grandes players internacionais não compravam os produtos produzidos em áreas desmatadas.;

Jorge Werneck, pesquisador da Embrapa e presidente do Comitê da Bacia do Paranoá, alerta que, embora a preservação seja importante para a manutenção do ciclo de águas no Cerrado, ainda não é possível fazer a associação de que a única causa da diminuição da oferta de água no Cerrado seja o desmatamento. ;A falta de chuvas no Cerrado não está acontecendo só porque houve desmatamento. O que estamos vendo é que existe uma zona de alta pressão sobre a região e a chuva não está conseguindo entrar;, afirma. Para ele, a recuperação de áreas desmatadas deve levar em conta os aspectos do bioma e o que já foi devastado. ;Isso é polêmico. Mas, às vezes, do ponto de vista da hidrologia, compensa mais recuperar uma área de pasto degradada do que plantar árvores. O problema é que 70% das áreas de pasto brasileiras estão degradadas;, completa.


Para saber mais

Crescimento urbano e agrícola
Nos últimos 50 anos, a apropriação humana no cerrado vem crescendo vertiginosamente. Com a criação de Brasília, o movimento de interiorização do Brasil ganhou fôlego, tanto na parte agrícola, quanto na urbana. A capital federal trouxe mais dinamismo e aumento populacional para a região. Planejada para 500 mil pessoas, abriga mais de 3 milhões, fora a área de influência no Entorno goiano. Se houve crescimento das cidades, no campo não foi diferente. As duas estações ; seca e chuvosa ; e os terrenos planos permitiram a introdução de três safras e a otimização no uso de máquinas agrícolas, o que estendeu as fronteiras brasileiras de produção nesse ramo para a região.


Anote
Hoje, das 11h às 13h, na Livraria Cultura do shopping Casa Park ocorre um evento em comemoração ao Dia do Cerrado. Na programação está um debate entre a WWF e representantes do Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em seguida, será lançado um curta-metragem. Depois, um brunch com salgados com sabores do Cerrado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação