Cidades

Presidente da Caesb visita Sistema Produtor Corumbá, após retomada de obras

Obra pode beneficiar mais de 2 milhões de pessoas, dividas entre Distrito Federal e Goiás

postado em 12/09/2017 20:23
Obra pode beneficiar mais de 2 milhões de pessoas, dividas entre Distrito Federal e Goiás
O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Maurício Luduvice, acompanhou os trabalhos da parte goiana no Sistema Produtor Corumbá, nesta terça-feira (12/9), alguns dias depois da obra ser retomada, no dia 4 de setembro.

A estrutura de captação da parte goiana está 60% concluída e a adutora, necessária para levar a água do reservatório para as casas, com 97% de execução. Segundo a Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) ; empresa responsável pelas intervenções naquele estado e pelo anúncio da volta das obras ;, até o fim do mês cerca de 100 funcionários vão trabalhar no local durante a semana.

;Sem racionamento, a Caesb capta 9 mil litros de água por segundo, enquanto que, só em Corumbá, serão 2,8 mil. São obras fundamentais;, ponderou Maurício Luduvice, ao comentar que o Sistema dará vazão a cerca de 30% do total captado hoje no DF.

Com a conclusão prevista para dezembro de 2018, as intervenções podem beneficiar mais de 2 milhões de pessoas, divididas entre o Distrito Federal e cidades goianas do Entorno. Quando concluído, no entanto, o sistema terá, ainda, uma fase de três meses de testes, antes de entrar em funcionamento.

Sistema Produtor Corumbá


Fruto de um consórcio entre DF e Goiás e orçado em R$ 540 milhões, as obras do Sistema Produtor de Corumbá pretendem dar maior fôlego ao sistema de captação de água que abastece o Distrito Federal e algumas cidades goianas do entorno.

Concluída em 68%, a parte do DF inclui a construção de uma estação de tratamento de água em Valparaíso (GO) e de 15,3 quilômetros de adutora.

[SAIBAMAIS]Os 12,7 quilômetros restantes, a captação e a estação de bombeamento, em Luziânia (GO) são de responsabilidades de Goiás. ;Falta fazer a rede de energia e o acabamento da captação;, explicou o presidente da Saneamento de Goiás, Jalles Fontoura.

As regiões do DF que serão beneficiadas com o Sistema são Gama e Santa Maria, em um primeiro momento; depois, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo. Do lado goiano, os municípios Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso fecham a lista.

As obras vão beneficiar cerca de 1,3 milhão de pessoas ; 650 mil no Distrito Federal e 650 mil em municípios goianos do Entorno ; no início da operação do sistema. Com o sistema em plena atividade, esse número vai chegar a 2,5 milhões, metade em cada unidade da Federação.

Serão captados 2,8 mil litros de água por segundo na primeira etapa dos trabalhos, sendo 1,4 mil para o DF e 1,4 mil para Goiás. Em um segundo momento, para além de 2018, chegará a 5,6 mil litros por segundo, metade para cada um.
*Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação