Cidades

Ceilândia recebe encontro do Fórum Alternativo Mundial da Água no sábado

O evento discutirá os impactos da crise hídrica para Ceilândia e também o cenário mundial, além da importância da preservação urgente das nascentes

postado em 14/09/2017 15:35
Sistema de captação de água no Bananal é uma das soluções apresentadas pelo governo para a crise hídrica na capital
O Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) promove, no próximo sábado (16/9), das 14h30 às 18h, o primeiro encontro em Ceilândia. O evento, que ocorre no auditório da Escola Parque de Ceilândia Prof. Anísio Teixeira, visa discutir os impactos da crise hídrica para a região administrativa e a preservação urgente das nascentes. A iniciativa é em parceria com o Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem).

O encontro conta com a participação da comunidade e de movimentos sociais, além dos palestrantes Adauto Santos, engenheiro civil filiado ao Sindágua; e Ikaro Chaves Barreto de Sousa, engenheiro eletricista membro da Diretoria Colegiada do Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal (STIU). Foram convidados, ainda, o secretário do Meio Ambiente, André Lima; a Presidente do Ibram, Jane Vilas Bôas; o administrador de Ceilândia, Vilson José de Oliveira; e um representante da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

De acordo o coordenador do Mopocem, Viridiano Custódio, o Fórum Alternativo foi criado com o intuito de discutir questões da água como direito, e não mercadoria, contrapondo, segundo ele, as propostas do Fórum Mundial da Água, que ocorre em março de 2018. "Vamos reunir a sociedade civil e movimentos sociais para debater os impactos da crise hídrica não só em Ceilândia, porque esse não é um problema pontual, é mundial."
Custódio aponta, ainda, a necessidade de os brasilinses se concientizarrem sobre o cenário. "É de extrema importância que a comunidade tenha acesso a informações sobre a situação, comece a entender e esteja por dentro do assunto. A água é um bem muito importante e um direito de todos", diz.

Serviço


Data: 16 de setembro de 2017
Hora: das 14h30 às 18 horas
Local: Auditório da Escola Parque de Ceilândia Prof. Anísio Teixeira - QNM 27 Módulo B, Área Especial, Ceilândia Sul-DF
Mais informações no site fama2018.org
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação