Jornal Correio Braziliense

Cidades

MPDFT constrói quadra poliesportiva em escola rural de Planaltina

Instituição de ensino atende cerca de 300 alunos, que terão de desenvolver projetos ambientais

Uma escola na área rural de Planaltina ganhou uma quadra poliesportiva na última segunda-feira (11). O Centro Educacional Osório Bacchin inaugurou a estrutura, após o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) doar cerca de R$ 70 mil. A verba utilizada na construção do espaço é proveniente do cumprimento de medidas alternativas, como pagamento de multas e fianças. A iniciativa partiu da 2; Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema).

Leia mais notícias em Cidades

Segundo o MPDFT, o objetivo do projeto é melhorar a infraestrutura das escolas rurais, que terão de desenvolver projetos ambientais. Atualmente, a escola de ensino fundamental e médio atende cerca de 300 estudantes, com idade entre 10 e 18 anos.
De acordo com diretor do centro educacional, Danilo Mendonça Soares, a escola necessitava de um espaço apropriado para a prática esportiva: "Esse novo espaço trará aos nossos alunos uma série de ganhos, como a prática de diversos esportes, o desenvolvimento de projetos e a realização das festividades da comunidade escolar", enalteceu.
A promotora titular da 2; Prodema, Cristina Rasia Montenegro, ressaltou a importância do projeto. "Não se pode falar em política ou programa de educação ambiental quando as escolas rurais não contam com infraestrutura mínima. Essa quadra poliesportiva é um passo para fortalecer a cidadania de toda comunidade escolar e dar sentido prático ao discurso de sustentabilidade", pontuou. Também foi feita a limpeza do local, o nivelamento e a terraplenagem da área da escola.

O que são medidas alternativas?

As medidas alternativas ou penas restritivas de direito são destinadas a infratores condenados, mas com baixo potencial ofensivo à sociedade. Elas podem ser revertidas em multas, fianças ou serviços comunitários. A medida tem por finalidade educar. Ela não provoca a prisão em regime fechado.