Cidades

Ação educativa no Parque Olhos D'Água pede mudanças e investimentos

Os frequentadores querem que ele se transforme em um lugar de encontro e lazer, com trilhas, sinalização e visitação livre. O Ibram, que cuida do parque, não tem previsão de investimento neste módulo

Renata Rusky
postado em 16/09/2017 16:21
Durante toda a manhã deste sábado (16/9), a nova área do Parque Olhos D;Água, na Entrequadra da 212/213 Norte, foi ocupada pelos moradores da região. O objetivo era comemorar os 23 anos do parque e protestar - os frequentadores do espaço querem que ele se transforme em um lugar de encontro e lazer, com trilhas, sinalização e visitação livre. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que cuida do parque, não tem previsão de investimento neste módulo do parque.


Em 2012, um decreto do então governador Agnelo Queiroz determinou que a área, que ocupa 16,8 mil metros quadrados, seria incorporada à do parque, localizado a cerca de 400 m. O decreto também previa a interligação entre os dois, mas até hoje isso não saiu do papel. Um dos que lutaram essa batalha foi Ronaldo Moura, morador da SQN 415. Ele é um dos voluntários da Sociedade Amiga do Parque Olhos d;Água. ;Nós conseguimos, com isso, barrar a construção de um shopping que seria feito aqui;, conta. A Terracap havia lançado um edital para seleção de uma construtora

As primas Clara Maria, 31 e Inaê Alves não conheciam o imbróglio que envolve a áreaNas grades da área, cartazes contavam toda essa história. As primas Clara Maria, 31, servidora pública e moradora do Lago Norte, e Inaê Alves, 12, estudante, moradora de águas Claras, inclusive, não conheciam o imbróglio que envolve a área. Foram pegas de surpresa pela movimentação enquanto passeava pela região e foram ver o que era. Podem dizer que aprenderam algo novo sobre a capital neste sábado.

O evento contou com o apoio de comerciantes da região, que distribuiram água aos visitantes e sorvetes para crianças. Praticantes de tai-chi-chuan fizeram a aula no local, em vez de na sede do parque como de costume. Profissionais da saúde faziam testes de hepatite B e C e doceiras de Sobradinho vendiam seus chocolates.


Enxurradas pluviais


A temporada das chuvas traz mais problemas aos brasilienses. Iniciam-se enxurradas no córrego da nova área do parque. O córrego vira um turbulento riacho por conta de três redes pluviais que lançam água no leito dele. Além de causar erosão nas margens, derrubar árvores e causar assoreamento, cair nele pode ser fatal. E já houve casos.

[SAIBAMAIS]O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) chegou a intervir na construção das redes pluviais e firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que foi parcialmente cumprido. ;Nós conseguimos 15 mil assinaturas pedindo que o parque fosse ampliado para incluir as nascentes em sua poligonal e pedindo a criação de uma galeria pluvial independente;, afirma Ricardo Montalvão, membro do Sapo. O decreto de Agnelo também previa isso também.

O indiano Ravidatt Sharma, 78, pesquisador da Embrapa, frequenta o Parque Olhos d%u2019Água desde que ele foi inaugurado, há 23 anosO indiano Ravidatt Sharma, 78, pesquisador da Embrapa, frequenta o Parque Olhos d;Água desde que ele foi inaugurado, há 23 anos. Ali também tem uma nascente com uma pequena ponte. Embora humilde, ele se gaba de ter sido quem a desenhou. Ele exigiu do administrador que ela existisse. Acabou desenhando. Foi chamado para inaugurá-la, mas diz que não gosta de aparecer. ;É importante tornar este parque também num espaço de lazer porque o lazer traz integração social. Eu não tenho religião, mas tenho espiritualidade, e temos que abraçar toda a criação;, opina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação