Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 20/09/2017 09:03
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20/9), a operação Inimigo Oculto, que tem como objetivo desarticular um grupo de criminosos acusado de desviar R$ 950 mil da Caixa Econômica Federal. As buscas ocorrem principalmente no Distrito Federal, no Entorno e nos estados do Pará e da Bahia.
Três pessoas investigadas, que tiveram a prisão temporária decretada, são ex-prestadores de serviço do banco e teriam desviado o dinheiro por meio da concessão fraudulenta de 46 empréstimos pessoais. Na maioria dos casos, as operações financeiras realizadas pelo grupo eram destinadas a amigos e familiares.
Para que os empréstimos fossem validados, os criminosos utilizavam senhas de funcionários da Caixa e faziam a inserção de dados no sistema, como rendas falsas, sem comprovantes que validassem os documentos. Assim que o dinheiro do empréstimo era transferido para as contas, o grupo efetuava transferências e saques, justamente para que a Caixa não bloqueasse os valores, após a identificação das fraudes.
O montante desviado foi bloqueado por determinação da Justiça. Caso sejam condenados, os acusados responderão por estelionato qualificado, falsificação de documento público, associação criminosa e lavagem de dinheiro.