Cidades

Família acusa hospital de erro médico em retirada de bexiga de bebê

Caso ocorreu em abril, mas a família decidiu falar agora por acreditar que houve negligência do hospital. Unidade de saúde informou que encaminhou o caso para avaliação "nas instâncias competentes"

Otávio Augusto, Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 22/09/2017 18:20
A família de um bebê de menos de 7 meses que teve a bexiga retirada com 4 dias de vida acusa o hospital que a tratou de negligência no tratamento. Segundo familiares, a menina foi submetida ao procedimento erroneamente. O procedimento aconteceu em abril deste ano, mas a família só decidiu expor a história agora. O Hospital Santa Helena, na Asa Norte, por sua vez, informou que encaminhou o caso para avaliação "nas instâncias competentes, conforme a legislação vigente" e que uma equipe médica da unidade de saúde acompanha e permanece à disposição da família para qualquer necessidade.
A mãe da criança, Nathalia Evelyn Peixoto, 21 anos, conta que a menina passou por vários exames durante a gestação, três deles de sangue. A partir dos resultados, a equipe médica identificou um cisto no ovário do bebê, ainda segundo a mulher. ;Assim que entrei em trabalho de parto, fiz questão de entregar todos os exames, mas os doutores interpretaram outro problema pelas imagens, diferente do que constava: um cisto abdominal, próximo ao umbigo. Eu estranhei;, destaca.

Para Nathalia, todos os médicos fizeram o diagnóstico errado. ;Um deles, inclusive, afirmou que precisavam remover o tal ;cisto; com urgência. E, se a cirurgia de remoção não fosse feita na criança dentro de um mês, os órgãos dela seriam comprometidos;, acrescenta. A menina passou pela cirurgia e, após complicações, os médicos teriam percebido o erro. ;O doutor tirou a primeira coisa que viu pela frente, no caso, a bexiga. Só depois que foram perceber o erro;, acusa Nathalia.

Ela conta ainda que, nos dois dias em que ficou internada na UTI, a menina não urinou. Como consequência, reteve muito líquido. Quando os médicos perceberam o problema, implantaram dois drenos para que ela conseguisse expelir a urina. Somente daqui cinco anos a bebê passará por um novo procedimento cirúrgico para implantar uma bexiga artificial. Até lá, usará sonda. ;É preciso ter cuidado antes, ter mais diagnóstico, não deixar o que aconteceu com minha filha acontecer com mais ninguém. Dá revolta de pensar que minha filha não precisava passar por isso;, desabafa.

A versão do hospital


O Hospital Santa Helena se manifestou por meio de nota. A unidade médica não negou, mas não admitiu a falha. ;Após a análise interna, a Diretoria encaminhou o caso para avaliação nas instâncias competentes, conforme a legislação vigente;, destaca o texto.
Segundo o estabelecimento de saúde, uma equipe médica acompanha o caso e permanece à disposição para qualquer necessidade. ;Recentemente, o Hospital manteve contato com a família para prestar eventual assistência necessária;, conclui. O hospital não divulgou a identidade do médico responsável pela cirurgia.
A mãe da criança afirma, no entanto, que nunca recebeu assistência, e que foi ao hospital três vezes para tratar do caso. Só obteve algum retorno da instituição, segundo ela, depois que denunciou a situação em uma rede social.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação