Cidades

Motorista bêbado é preso ao ferir mulher em batida no Recanto das Emas

Acidente foi um dos três registrados no domingo envolvendo condutores embriagados. Em quatro dias, o Detran multou 94 pessoas por misturar álcool e direção

Yasmin Cruz*
postado em 25/09/2017 17:00
Pena para quem dirige embriagado pode chegar a três anos de detenção
Um motorista embriagado foi preso após ferir uma mulher de 38 anos em acidente de trânsito no Riacho Fundo. De acordo com a Polícia Militar, o condutor apresentou 1,49 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões no teste do bafômetro, número 4,5 vezes acima do valor mínimo tipificado como crime pelo Código Brasileiro de Trânsito, de 0,33 mg/l. Além disso, segundo a Polícia Civil, o homem estava com a carteira de habilitação vencida.


[SAIBAMAIS]Na batida, que aconteceu na noite de domingo (24/9), a vítima bateu com o nariz no painel do Volkswagen Up que conduzia. A Polícia Civil informou que o Corpo de Bombeiros levou a mulher ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) para tratar dos ferimentos, sem gravidade. O Correio entrou em contato com a corporação e com a Secretaria de Saúde, mas não pôde confirmar o estado de saúde.

Em nota, a PM disse que constatou a embriaguez do motorista antes mesmo de ele soprar o bafômetro. Os militares levaram o acusado à 27; Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), que estimou fiança de R$ 3 mil para que o condutor pudesse responder em liberdade. A Polícia Civil não informou se o homem pagou ou não o valor.

Também na noite de domingo, outros dois motoristas acabaram presos em flagrante por se envolverem em acidentes sob influência de álcool. Um deles destruiu o portão de uma casa em Brazlândia por volta das 20h50. A Polícia Militar afirma que o resultado do teste do bafômetro deu 1,03 mg/l, valor considerado crime. Os policiais encaminharam o homem à 24; DP (Ceilândia), onde foi autuado por embriaguez ao volante e dano ao patrimônio.

No outro caso, já no início da madrugada de segunda-feira (25), policiais flagaram um motorista que dirigia o carro em Águas Claras ;de maneira suspeita;, segundo nota da corporação. Com 0,5 mg/l registrado no bafômetro, os policiais conduziram o homem à 21; DP (Taguatinga Sul).

Flagrantes

Apenas entre quinta-feira (21/9) e domingo (24/9), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) flagrou 94 motoristas sob efeito de álcool. Quatro deles foram presos com índice de alcoolemia superior aos 0,33 mg/l.

Os números se somam aos 16.911 motoristas multados no DF entre janeiro e agosto deste ano por conduzir veículos sob influência de álcool. Mesmo a cinco meses do fim do ano, a estatística supera as 15.101 autuações registradas em todo 2016.

A multa para quem dirige embriagado chega a R$ 2.934,70, e o motorista autuado tem a Carteira Nacional de Habilitação apreendida por 12 meses. Caso o valor registrado no bafômetro ultrapasse os 0,33 mg/l, o condutor terá de responder pelo crime de embriaguez ao volante e pode ficar de seis meses a três anos detido.
* Estagiária sob supervisão de Adriana Bernardes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação