Cidades

Atrações da 6ª edição do Green Move Festival começam neste sábado

A partir desta semana, brasilienses poderão participar de ações promovidas pelo festival. Atividades terminam na semana que vem, com shows de Nando Reis, Skank e Legião Urbana, com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá

Jéssica Eufrásio*
postado em 27/09/2017 11:00
No ano passado, Nando Reis também se apresentou. Organizadores esperam cerca de 150 mil pessoas este ano
As ações da 6; edição do Green Move Festival têm início a partir deste sábado (30/9). Com o tema "Semear Água", o evento reunirá a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, neste fim de semana, além de nomes da Música Popular Brasileira e do rock nacional, em 7 de outubro. Artistas como o cantor Nando Reis e a banda Skank, presenças conhecidas no festival, também passarão pela área externa do Museu Nacional da República.


O evento, que gira em torno da proposta de preservação e recuperação do meio ambiente para as próximas gerações, também terá as bandas Dona Cislene, Etno, além de Legião Urbana, com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Cerca de 150 mil pessoas são esperadas durante as oito horas de shows.

No próximo sábado (30/9), as ações promovidas pela equipe do evento começarão com o plantio de mil mudas na região do Estacionamento 4 do Parque da Cidade e com um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS).

Idealizador do evento, o produtor Marcelo Piano conta que a proposta promove a união da iniciativa privada e organizações não governamentais (ONGs) em prol da cidade. Ele acrescenta que os shows servem para motivar as pessoas ainda mais a sair das zonas de conforto e colaborar com um projeto maior. "Há toda uma engrenagem que faz a pessoa sair da cadeira em troca de diversão. Aqui não há dinheiro público. O poder público só estende a mão", diz.

Em coletiva realizada na noite de ontem (26/9), o secretário do Meio Ambiente André Lima enfatizou a importância do festival para a conscientização da população brasiliense em relação a problemas que, segundo ele, precisam ser enfrentados em conjunto.

"Temos feito um esforço muito grande para a mobilização da sociedade em prol da sustentabilidade. Mesmo apoiando com poucas coisas, buscamos nos aliar a esses movimentos de associação. Precisamos de cada vez mais atitudes como essa porque os governos não conseguem isso sozinhos", afirmou André.

Também presente, o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais da Secretaria da Casa Civil, Igor Tokarski, observou a falta de ações a favor do Cerrado em nível federal. Por isso, para ele, a iniciativa deve começar por aqui. "A Amazônia tem apoio intenso da mídia. No Cerrado tem de ser igual. Hoje, a Constituição Federal não atinge esse nível de proteção do Cerrado como em outros biomas. Por isso, eventos como esse, com a cara da nossa cidade, são bem-vindos a Brasília", declarou.
Para saber como trocar ações por ingressos para a Área Consciente, acesse: www.greenmovefestival.com.br

Videoinstalação


O artista plástico goiano Siron Franco aproveitou a ocasião para presentear a cidade por um dia. Siron planejou uma intervenção artística que ficará à mostra durante o dia 7 de outubro no Museu Nacional da República. Batizada de "Santo Graal", a cúpula do projeto idealizado por Oscar Niemeyer será revestida por uma enorme queda d;água projetada na parede do museu.

O artista conta que a proposta da videoinstalação se relaciona com o tema da edição deste ano do festival e tem o objetivo de "benzer a República". "Esse trabalho mostra o perigo que corremos em relação à falta de água. Quando criança, meu pai me levava para o rio Madeira e costumava dizer que o nosso negócio não é ouro, é água. Por isso chamei a ideia de Santo Graal, porque, para mim, o Santo Graal é a água", detalhou Siron.

Em relação ao fato de as instituições atendidas pelo Green Move se localizarem em cidades-satélites, mas os shows ocorrerem no Plano Piloto, Marcelo Piano comentou que uma das próximas propostas do evento é levar mais ações do festival para outras regiões administrativas do DF.

"Depois de 35 anos trabalhando com entretenimento, senti que era hora de entregar algo em contrapartida para a cidade. E a ideia do Green Move é essa: para ficar mais próximo dos artistas, o público dá a energia dele em troca por meio da realização de ações com foco ambiental. Agora, também queremos levar esses resultados a cidades como Ceilândia e Samambaia, com plantios de árvores e shows da Orquestra Sinfônica para eles", finalizou.

CALENDÁRIO


30 de setembro

11h: Piquenique Cultural
Local: Estacionamento 4 do Parque da Cidade

14h - 18h: Ecobrinquedoteca e Feira de Troca de Brinquedos
Local: Estacionamento 4 do Parque da Cidade

16h: Plantio de mil mudas de árvores
Local: Estacionamento 4 do Parque da Cidade

17h: Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Local: Estacionamento 4 do Parque da Cidade

7 de outubro

9h - 14h: Seminário Green
Local: Auditório do Museu Nacional da República

10h - 22h: Oficinas na Área Informação
Local: Área externa do Museu Nacional da República

16h: Show da Banda Etno
Local: Palco Principal

17h: Show da banda Dona Cislene
Local: Palco Principal

18h: Apresentação da Orquestra Juvenil da Universidade de Brasília (UnB)
Local: Palco Principal

19h30: Nando Reis
Local: Palco Principal

21h30: Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em Legião Urbana XXX Anos
Local: Palco Principal

23h30: Skank
Local: Palco Principal
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação