Cidades

Brasilienses comemoram a chegada de chuva em diversos pontos do DF

Chuva dá o ar da graça e é vista no centro de Brasília, em Águas Claras, no Gama e no Sudoeste

postado em 27/09/2017 13:03

[FOTO1025743]

O brasilienses romperam hoje com a seca. Várias pessoas registraram imagens do evento em pontos isolados do Distrito Federal e confirmaram as previsões feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no início do dia. "Há possibilidade de chuva em áreas isoladas. Ela pode chegar a qualquer momento", disse o meteorologista Mamedes Luiz Melo.

As primeiras gotas no Plano Piloto começaram a cair do céu por volta das 12h. As gotas fizeram muitos arirem o guarda-cuva e outros, menos prevenidos, apretarem o passo. E teve até batida de carros. Alerta para que os motoristas passem a dirigir com mais cautela agora, quando as pistas podem ficar molhadas.

Ainda no início da tarde, houve registro de chuva também em Águas Claras e no Sudoeste. Os moradores das áreas atingidas relataram ainda ventos frios, um contraste com o calor seco das últimas semanas.

[VIDEO1]

Moradores do Gama Oeste registraram uma fina precipitação na cidade. "Aqui chuviscou, mas foi bem fraco. Graças a Deus a chuva está chegando, pois estamos precisando", descreveu o leitor Gomeril Rodrigues da Cunha Júnior, 31 anos. Mesmo fraca, a chuva e a nebulosidade intensa desta quarta (27/9) prometem amenizar a baixa umidade.

[SAIBAMAIS]A máxima ficou em 50% e, nas horas mais quentes do dia, deve cair para 30%. A temperatura deve ficar entre 16; e 30;C. Para esta quinta (28), a previsão é que a umidade do ar suba ainda mais pela manhã, com máxima a 54%, mas a tarde será mais seca, com mínima de 26%.

Reservatorios

Apesar disso, os reservatórios de água que abastecem o DF continuam operando com nível crítico. Na tarde de ontem (26/9), o volume da barragem do Descoberto chegou a 18,5% e o de Santa Maria a 30,1%. São os níveis mais baixos registrados na história. Espera-se que, com a chegada de tempestades previstas pelo Inmet para a primeira semana de outubro, a situação possa melhorar.

Mulheres correm sob a chuva

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação