postado em 27/09/2017 12:25
O total de desempregados no Distrito Federal caiu pelo quinto mês consecutivo, segundo mostram dados apresentados nesta quarta-feira (27/9) pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Entre julho e agosto, a taxa de desocupação diminuiu de 19,5% para 18,7%. Apesar da melhora aparente, o DF ainda tem 306 mil pessoas fora dos postos de trabalho.Leia mais notícias em Cidades
[SAIBAMAIS]Os números da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) revelam, ainda, que mais pessoas têm deixado o mercado de trabalho. De acordo com o documento divulgado pela Codeplan, cerca de 10 mil pessoas saíram da população economicamente ativa do DF. Somente 4 mil pessoas voltaram a trabalhar.
Ainda de acordo com a PED, a administração pública teve maior aumento entre todos os setores da atividade econômica do DF, com 6 mil servidores a mais do que em julho. Essas contratações devem ser atingidas pelas novas regras de previdência aprovadas na terça-feira (26) pela Câmara Legislativa.
O setor de comércio também contratou 6 mil novos trabalhadores em agosto. Já a construção civil teve 2 mil trabalhadores a mais do que em julho. Indústria e serviços tiveram os piores resultados, com a demissão de 3 mil e 1 mil, respectivamente, entre os dois meses.
Apesar da ligeira melhora, os dados mostram que o desemprego em Brasília ainda preocupa. Em agosto de 2016, a taxa de desocupação ficou em 17,4%, índice considerado alto e, ainda assim, quase dois pontos percentuais menor do que o observado no mesmo mês deste ano.