Gabriela Sant'Anna - Especial para o Correio
postado em 29/09/2017 13:34
O processo de regularização fundiária urbana no Trecho 3 de Vicente Pires tem tido boa aceitação dos moradoes. Segundo a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), de um total de 4.100 lotes, 3.375 (82%) já estão cadastrados. Ao realizar essa incrição, os donos das casas construídas no bairro demonstram o interesse em participar do programa e poderão comprar o terreno quando for publicado o edital de chamamento.
A expectativa da Terracap é que esse índice aumente, uma vez que o prazo de cadastro foi adiado pela segunda vez. Os proprietários podem se inscrever até o fim do edital de convocação, que ainda não foi publicado. Quem não fizer o cadastro perde a chance de se tornar dono definitivo do lote.
Os valores a serem cobrados ainda não foram definidos. O cálculo levará em conta a infraestrutura urbana ; que inclui rede de energia, água e esgoto ; e a localização. Em nota, a assessoria de comunicação da agência informa que "após o cadastro e a quantificação do valor da infraestrutura básica instalada pelos próprios moradores, será publicado o edital, com o valor de cada lote, convocando os moradores a exercer o direito de comprar diretamente com a Terracap".
[SAIBAMAIS]O edital de chamamento da venda direta também conterá as instruções para a habilitação e demais etapas para a conclusão do negócio. Os proprietários poderão optar por pagar à vista (com desconto) ou financiar em até 240 meses ou 20 anos, diretamente com a Terracap.
No condomínio Ville de Montagne, primeira área a passar pelo processo de regularização, os lotes, de 800m;, tiveram os valores determinados entre R$ 195 mil e R$ 199 mil, em média. As próximas localidades previstas para passar pelo processo são áreas localizadas no Jardim Botânico. No portal da Terracap há mais informações sobre os processos de regularização.