Cidades

Cavalgada solidária em ecotrilha do Lago Norte reúne crianças e adultos

Onze pessoas participaram do passeio que permitiu contato com o cerrado, o meio ambiente e animais. Na próxima sexta-feira (6/10), eles vão levar brinquedos, lanches e uma manhã de diversão para alunos da Escola Classe Aspalha

Isa Stacciarini
postado em 30/09/2017 11:38
Grupo fez uma cavalgada em um percurso de 12 quilômetros, entre a Granja do Torto e o Lago Norte
Alheios ao movimento urbano, um grupo de 11 pessoas se reuniu na manhã deste sábado (30/9) para um contato com o cerrado, o meio ambiente e animais. Montados com botina, chapéu e calça, crianças, jovens e adultos se aventuraram em uma cavalgada de 12 quilômetros para desfrutar da Ecotrilha Serrinha do Paranoá, entre o Lago Norte e a Granja do Torto. Além de promover a ação sustentável com a natureza, o passeio também foi beneficente. Na próxima semana eles vão levar brinquedos, lanches e uma manhã alegre para alunos da Escola Classe Aspalha, em comemoração ao Dia das Crianças.

Às 10h os cavaleiros deixaram a Associação dos Processadores de Leite (Aproleite), na Granja do Torto, em direção ao caminho cercado por vegetação. Pararam, ainda, em frente ao colégio que vai receber a ação solidária na próxima sexta-feira (6/10) e terminaram o percurso junto dos cavalos no Núcleo Rural Jerivá, no Lago Norte.
Estudante de engenharia agrônoma, Maria Eduarda Nobre, 19 anos, praticamente emendou a saída de sexta-feira (29/9) com a cavalgada na manhã de sábado. Adepta a montaria desde pequena, quando era acompanhada pelo pai, a jovem dormiu apenas três horas para fazer questão de estar junto com o grupo. ;Já fiz hipismo e sempre andei a cavalo desde pequena. Esses momentos são muito bons, porque unem as pessoas e as famílias. Além do mais, o contato com o cavalo e a natureza são importantes. A gente libera endorfina e se sente bem. Eu adoro;, destacou.
Giovana Bonifácio, 15 anos, acordou às 7h para participar do momento de lazer. Acompanhada da família, ela saiu de Vicente Pires para conhecer a ecotrilha a cavalo. ;O grupo em si é muito bom. Nós participamos da Cavalgada Solidária e temos muito amor pelos cavalos. Acaba sendo um contato com a natureza e uma forma de lazer, porque a gente conhece as ecotrilhas;, ressaltou.

Ecotrilhas no Lago Norte

O grupo era comandado pelo presidente da Associação dos Cavaleiros Solidários, Eduardo Bonifácio Ferreira. Ele já tinha conhecido o espaço de cerrado e ficou animado em voltar ao local. ;As pessoas não sabem o patrimônio que têm. Não conhecia a área e fiquei impressionado com a beleza e a grandiosidade. É um privilégio fazer o passeio, principalmente com o cavalo que, para mim, é o melhor amigo do homem;, reforçou.
O administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann, também marcou presença na cavalgada. Montado em um dos cavalos, ele destacou a inauguração de mais uma rota ecológica na manhã de domingo (1/10). Será a quinta trilha do projeto Ecotrilhas na área da Serrinha do Paranoá que conta com árvores nativas identificadas. ;O passeio de hoje tem várias coisas em comum, como a possibilidade de desfrutarmos da paisagem e da beleza do cerrado, além de levar um trabalho solidário às crianças da Escola Classe Aspalha na próxima semana;, destacou.
No domingo um grupo de ciclistas vai inaugurar a Ecotrilha Pamonha em um percurso de 18 quilômetros. O local foi mapeado e recebeu sinalização para permitir o acesso e o contato das pessoas com o espaço. O ponto de encontro será em um posto de combustível na BR-020, a partir das 8h30.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação