Cidades

"Desce pro Eixão" promove brincadeiras tradicionais de rua

Evento teve como objetivo apresentar brincadeiras como amarelinha, queimada e pula corda para as novas gerações

Marília Padovan - Especial para o Correio
postado em 01/10/2017 20:25
Isabela Valdemarra levou toda a família para o eventoQueimada, pula elástico, pula corda, amarelinha, pique-bandeirinha e até corrida de saco. Neste domingo (1/10), as brincadeiras tradicionais de rua marcaram presença no "Desce pro Eixão". O evento gratuito reuniu famílias em mais de 20 atividades à moda antiga.

Foi pelas redes sociais que a servidora pública Isabella Valderrama, 35 anos, ficou sabendo do festival. Ela não perdeu tempo e levou a família toda para um dia de brincadeiras clássicas. "Fiquei doida para trazer os meus filhos para conhecerem o tipo de diversão e passatempo que eu tinha na idade deles", conta. Além dos pequenos Estella, 9, e Arthur, 6, ela estava acompanhada do marido, da sogra, do irmão, da cunhada e da sobrinha. "É tão legal ver o espaço público sendo ocupado com algo bom, que reúne a comunidade e inúmeras crianças para brincar", ressaltou Isabella.
Pulando de um lado para o outro em cima do elástico,Estella evidenciou a alegria em estar ali. "Antes, eu só tinha brincado com o elástico uma vez. Agora, estou relembrando com todo mundo", divertia-se. Com um sorriso no rosto, ela contou que ainda passaria pela amarelinha e pela queimada. "Gosto de fazer novos amigos e brincar com todos juntos", afirmou.
O "Desce pro Eixão" foi organizado por alunos do Curso Técnico em Eventos do Instituto Federal de Brasília (IFB). Gregory Di Medeiros, um dos responsáveis, explicouque o intuito do evento, além de colocar a turma em contato com a comunidade, era resgatar a cultura de brincadeira de rua. "A programação era para os pais também. Todos puderam brincar e se divertir", explicou.
Pula corda esteve entre as brincadeiras preferidas do Desce pro Eixão
A comerciante Lilian Cury, 39, assim como a família de Isabella, fez questão de levar a garotada para curtir o domingo com brincadeiras ao ar livre. "Achei muito legal a ideia de reunir um monte de atividades lúdicas, que, além de serem da minha época, envolvem as crianças", disse. Estava tudo tão divertido que os filhos Aziz, 10, e Samir, 7, não deixaram a queimada nem por um minuto. "É bom vê-los longe dos aparelhos eletrônicos e brincando na rua, com outras crianças", ressaltou a mãe.
Além das brincadeiras, o evento, que ocorreu das 9h às 14h, ofereceu feira de artesanato e de gastronomia, shows, aulas de dança, oficina de percussão e espaço zen.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação