Cidades

MPDFT lança ação para melhorias no atendimento ao idoso no DF

Campanha objetiva conscientizar a população brasiliense de respeitar filas preferenciais em caixas de Supermercados do DF

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 02/10/2017 11:36
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em conjunto com o Sindicato dos Supermercados do DF e a Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), lançou, na manhã desta segunda-feira (02/10), a campanha ;Ceda a vez para a gentileza;, no Big Box ao lado do Deck Norte, no Lago Norte. A ação faz referência ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1; de outubro. Ao todo, cerca de 80 estabelecimentos no DF participam da ação. Além do Big Box, unidades do Walmart, Extra, Carrefour e Pão de Açúcar estão incluídos.

[SAIBAMAIS]O objetivo com a campanha ;Ceda a vez para a gentileza; é conscientizar a população brasiliense do respeito nas filas do caixa disponibilizadas a idosos em Supermercados do DF. A Lei n; 10.741, que trata do Estatuto do Idoso, diz que é obrigatório o atendimento especial para essas pessoas em estabelecimentos comerciais. Em Brasília de passagem, a dona de casa Maria Helena Magalhães, 71 anos, que voltará para Porto Alegre na próxima semana, diz que essa medida deveria se entender. ;Tinha que ser nacional isso. Espero que o governo perceba a importância dessa campanha o mais rápido possível;, afirma.
A Promotoria Justiça da Pessoa Idosa (Projid) verificou que o direito das pessoas mais velhas, de ter atendimento preferencial em qualquer caixa nos supermercados, não estava sendo respeitado. Com isso, Sandra Julião, promotora de Justiça, ressalta que esse é um primeiro passo para que o respeito ao idoso se torne, futuramente, rotina. Já que a estimativa, segundo a promotra, é que 30% da população brasiliense seja de idosos em 2030. ;Tem que ser natural. As pessoas precisam perceber que o idoso é mais lento e a tendência é de que tenham cada vez mais idosos aqui no DF;, diz.
O presidente da Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), Antonio Tadeu Peron, diz que a campanha é uma forma de influenciar uma mudança de comportamento para todos. ;Queremos despertar a cidadania da população. Todos os supermercados afiliados concordaram com a campanha. O objetivo, agora, é atingir todas as regiões administrativas e, além disso, que o Brasil também abrace essa ideia;, opina.

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