Cidades

Primeira semana de outubro começa com chuva, mas termina com sol e calor

Inmet estima que o mês de outubro registre média de 166mm de chuvas. Hoje e amanhã haverá chuva mais intensa. A partir de quinta-feira, o Sol e o calor voltam a reinar

Jacqueline Saraiva
postado em 02/10/2017 13:44
Céu nublado no centro da capital: chuva hoje e amanhã
Embora o Distrito Federal esteja sob um alerta de temporal, que deve atingir várias regiões do Centro-Oeste nesta segunda-feira (2/10) e terça-feira (3/10), a primeira semana de outubro será marcada também por temperaturas elevadas e céu claro, principalmente a partir de quinta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital federal terá grandes volumes de precipitações hoje e amanhã.

Hoje, o céu ficará de nublado a encoberto e as chances de chuvas mais fortes devem ser apenas na parte da tarde. Neste período, é possível que as precipitações venham acompanhadas de rajadas de ventos e até granizo, segundo os meteorologistas. A temperatura mínima durante a madrugada foi de 18;C. Nas horas mais quentes do dia, os termômetros podem marcar até 30;C. A umidade relativa do ar varia entre 90% e 40%.

[SAIBAMAIS]Nesta terça-feira (3/10), o Inmet prevê que o céu fique de encoberto a nublado, quando virão chuvas mais intensas. As temperaturas variam de 17;C a 27;C, com umidade entre 95% e 45%. A partir de quarta-feira (4/10), os brasilienses já começam a perceber novamente a mudança no tempo com a volta do calor e o tempo aberto na maior parte do dia. As chances de chuva devem ser apenas em áreas isoladas. Na quinta-feira (5/10), o Sol retorna com mais força e deve reinar durante todo o fim de semana.

Estimativas

Segundo o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo, a estimativa é de que, ao longo deste mês, o DF registre cerca de 166mm de chuva. No mesmo período do ano passado, a média de chuvas ficou abaixo do esperado, com o registro de apenas 83,7mm de chuvas. O mês de setembro deste ano também teve registro de chuva abaixo do esperado. Foram 99,2mm de precipitações, 16,6% abaixo das expectativas.

As chuvas que caem desde sexta-feira (29/9) ocorrem devido a áreas de instabilidade associadas a presença de cavados - que, segundo o Inmet, é uma área alongada de baixa pressão - em níveis médios e altos da atmosfera, além de uma massa de ar quente e úmida, que deixam o tempo fortemente instável no Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. Há condições para chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e de queda de granizo em alguns pontos.

O Inmet explica que, pela média climatológica, os meses de novembro a janeiro têm mais volumes de chuvas, características da Primavera e do Verão. Os meteorologistas apontam uma tendência de chuva mais frequente e abrangente em novembro. A situação do DF, mesmo com a seca que castigou a população este ano, ainda está dentro das condições esperadas, segundo os meteorologistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação