Cidades

Policias civis reagem a críticas feitas pelo secretário-chefe da Casa Civil

Declaração de Sérgio Sampaio estremece ainda mais relação do governo com a PCDF e obriga o ministro a se retratar durante entrevista na manhã de hoje

Gabriela Sant'Anna - Especial para o Correio
postado em 03/10/2017 12:51
Chefe da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio questionou horários cumpridos pelos policiais civis
A relação entre a Polícia Civil e a Casa Civil do DF está estremecida. O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) e a Direção-Geral da corporação divulgaram, nesta terça-feira (3/10), notas de repúdio a declarações feitas pelo chefe da secretaria, Sérgio Sampaio, sobre o horário de expediente da categoria. Em entrevista coletiva na segunda-feira, Sampaio questionou o fato de os agentes só cumprirem seis horas de jornada diária, o que gerou a reação dos policiais.

;Eu acho que a sociedade tem de se envolver. Saber que cada vez que se reduz a jornada de trabalho, está sendo tirado recurso do bolso dos contribuintes. São mais impostos que precisamos pagar para manter esses serviços públicos;, disse o chefe da Casa Civil na entrevista.

[SAIBAMAIS]Em seu comunicado, o Sinpol-DF afirmou que o secretário-chefe "precisa conhecer melhor a realidade dos policiais civis". "Apesar de estarem à disposição da sociedade durante as 24 horas do dia, 7 dias da semana, nos 365 dias do ano e trabalharem à noite e além de sua jornada de 40 horas, os policiais civis são os únicos trabalhadores brasileiros que não recebem horas extras ou adicional noturno", prossegue a nota.

A Direção-geral da corporação, por sua vez, buscou explicar a jornada de seis horas mencionada por Samapaio. "A PCDF possui horário de expediente definido pela Lei Distrital n; 3656/2005, que regulamenta o horário de atendimento à população, das 12h às 19h, nos dias úteis, ou, nas unidades de plantão, em escalas ininterruptas de 24 horas. A atividade investigativa extrapola e não se limita a horários burocráticos, incompatíveis com a ocorrência dos crimes e com a resposta que o Estado deve oferecer", informa.

Elogio e nova crítica


Diante da má repercussão das declarações, Sérgio Sampaio elogiou a qualidade dos policiais civis durante o programa Bom Dia DF, da Rede Globo, mas aproveitou a ocasião para uma fazer uma nova crítica. ;São grandes profissionais, temos grandes operações, mas o que não é razoável é termos faixas nas portas das delegacias dizendo que estão fechadas porque o governo não tem gestão, não tem pessoal para trabalhar. O que eu disse é que é uma incoerência você manter as delegacias fechadas em alguns horários e ter uma jornada reduzida;, ressaltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação