Cidades

Seis chapas disputam eleição para comandar o Iate Clube de Brasília

Serão escolhidos, nesta quinta-feira, os integrantes da Comodoria e do ConselhoDeliberativo

Hellen Leite
postado em 04/10/2017 12:19
Vista aérea do Iate Clube, em Brasília
Seis chapas concorrem às vagas do Conselho Deliberativo do Iate Clube Brasília. A eleição, que ocorre na quinta-feira (5/10), entre 11h e 20h, é a mais disputada da história do clube, que existe na capital desde a década de 1960. Outra novidade é que os eleitos terão mandato de três anos, e não de dois como acontecia até agora, sem possibilidade de reeleição. O clube espera que 3,8 mil associados participem da escolha.

Três das chapas concorrem aos cargos da Comodoria e as outras três para o Conselho Deliberativo. O voto será colhido em urnas eletrônicas instaladas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que também acompanhará a votação em cabines. Em um único procedimento, o eleitor escolherás suas duas chapas de preferência.

[SAIBAMAIS]As eleições do Iate Clube de Brasília costumam ser muito concorridas. Em 2013, o processo foi parar na Justiça por causa de um empate entre Edison Garcia, atual comodoro do Iate, e Julio Itacaramby. O Iate chegou a declarar Itacaramby como vencedor, mas seguindo o critério de antiguidade, a vitória foi proclamada em favor de Garcia, que é sócio desde março de 1983. Garcia, 56 anos, é o atual presidente e deixará o cargo após dois mandatos consecutivos, em 2014-2015 e 2016-2017.

Novas regras


Com uma mudança no estatuto feita em 2013, Garcia não pode mais concorrer. Agora, o novo comodoro ficará por três anos e não terá mais direito a reeleição. Os gestores não ganham qualquer remuneração pelo cargo.

O Iate é reconhecido pelas festas e eventos esportivos. Aberto ao público externo, o clube promove três grandes eventos culturais: Luau do Iate, Festa Junina e Iate in Concert. A movimentação diária gira em torno de 3 mil pessoas e há 600 empregados direta ou indiretamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação