Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 05/10/2017 11:44
Com o objetivo de atender empreendedores, o Governo do Distrito Federal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciaram, na manhã desta quinta-feira (5/10), o Simplifica PJ, em Taguatinga ; cidade que agrupa mais de 50% das empresas e microempresas da capital. A proposta pretende impedir que o trabalhador peregrine por locais distintos para resolver burocracias mais delicadas.
[SAIBAMAIS]Ao todo, 13 órgãos vão fazer atendimentos na região. O serviço contará com a abertura e fechamento de empresas. Além disso, vai reunir órgãos responsáveis por emitir licenças de funcionamento em um único local. No galpão, estarão reunidos 11 órgãos do Governo do Distrito Federal, três do Governo Federal e o Sebrae, que aproveitará o espaço para oferecer cursos e consultorias a empresários e empreendedores.
A empreendedora individual Maria de Fátima Rodrigues, 55 anos, que abriu a associação Brincando com Linhas há 10 anos, em Taguatinga Norte, comemora a ação do governo. Para ela, ter um espaço para tratar de problemas, fazer cursos e regularizar a empresa economiza tempo e dinheiro. ;Pensar em abrir uma empresa e, principalmente, mantê-la é muito difícil. Além disso, demanda tempo e paciência para regularizar. O governo acertou;, opinou a empresária.
A moradora da Samambaia Sul Roze Mendes, 55, dona da empresa de artesanato Flor do Cerrado, deseja não só que o projeto avance, mas que possa ser expandido para todo o Distrito Federal. ;Todas as regiões precisam, mas é necessário entender a demanda do local. Taguatinga, no caso, comporta muitas empresas e, por isso, vai ser útil para a cidade;, afirmou Roze.
Com o Simplifica PJ, o tempo de abertura de uma empresa, que chegou a ser superior a seis meses, poderá ser de menos de meia hora, a depender da atividade escolhida. Empreendimentos que necessitem de vistoria dos Bombeiros, Vigilância Sanitária e Instituto Brasília Ambiental (Ibram) terão o tempo de espera para começar a funcionar reduzido, pois grande parte da burocracia será resolvida pelo Simplifica PJ.
Para o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, a parceria com o Sebrae é fundamental para que novas medidas de melhoria sejam realizadas em Brasília. ;Se a gente tiver a capacidade de fazer juntos, vamos fazer mais rápido e com mais eficiência;, disse.
A ação posterior ao Simplifica PJ, segundo Valdir Oliveira, secretário de Economia, é analisar medidas que possam facilitar cada vez mais a vida do empreendedor brasiliense. ;Queremos desburocratizar o quanto for possível a situação das pessoas que desejam abrir empresas aqui no DF. A ideia é facilitar e fazer esse mercado crescer. Quero entender as dificuldades e trazer soluções;, concluiu.
Órgãos incluídos
Os órgãos dos governos de Brasília e federal integram o Simplifica PJ, além de uma agência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF) são:
Agência de Fiscalização do DF (Agefis)
Banco de Brasília (BRB)
Conselho Regional de Contabilidade
Instituto Brasília Ambiental (Ibram)
Junta Comercial do DF
Receita Federal
Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural
Secretaria das Cidades
Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social
Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia
Secretaria de Fazenda
Secretaria de Gestão do Território e Habitação
Vigilância Sanitária