Cidades

Rodrigo Rollemberg assina regularização de loteamentos no Tororó

O governador regulariza, neste sábado, três loteamentos que beneficiam mais de 1500 moradores da região

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 07/10/2017 15:10
Os novos parcelamentos atenderão mais de 1500 moradores
O governador Rodrigo Rollemberg assinou, neste sábado (7/10), às 11h, os decretos de regularização de três loteamentos do Setor Habitacional Tororó, na região administrativa de Santa Maria, às margens da DF-140. Estância Del Rey, Santa Bárbara e Jardim Atlântico Sul atenderão a mais de 1,5 mil moradores.
[SAIBAMAIS] A regulamentação é um passo essencial para o planejamento urbano do Distrito Federal, que visa respeitar os aspectos ambientais de cada região. Com os novos loteamentos, é possível pensar de maneira mais ordenada sobre o crescimento da cidade, com qualidade de vida para a população, e planejar melhorias no sistema viário, além de outros serviços essenciais para a população.
O mesmo setor recebeu, em 2016, reparos em sua infraestrutura, como 13 quilômetros de vias que foram cascalhadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a instalação de bacias de contenção e quebra-molas. Outras melhorias estão previstas, como a duplicação das vias de acesso. A ideia é providenciar melhorias para a região de maneira crescente e beneficiar a população local de forma eficaz.

Próximos passos


A regularização faz parte de um projeto de melhorias para a região. O próximo passo, segundo o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, é iniciar as obras de infraestrutura e duplicar as vias de acesso ao setor. Rollemberg chegou à solenidade acompanhado da deputada Telma Rufino, do deputado Lira e prometeu colocar os recursos para duplicar a DF-140 já no próximo ano. O objetivo é contribuir para a descentralização dos recursos. ;Queremos que o DF cresça de maneira ordenada, então combatemos a ocupação irregular de áreas públicas;, declara o chefe do Executivo local.
O Tororó passa a fazer parte da Região Administrativa do Jardim Botânico e com o decreto assinado, a região tem seu projeto urbanístico aprovado. Maria Amélia é síndica do condomínio Del Rey é acredita que a assinatura da regularização tem grande importância para os moradores, que passam a ter escritura de suas moradias. ;As melhorias na infraestrutura têm que ser feitas agora, principalmente as de acesso. Tem que providenciar alguns serviços básicos também, na região não temos creches, escolas, postos de saúde;, declara a síndica. Amélia mora há 30 anos nas proximidades da região e acredita que agora Tororó está sendo colocado no mapa.
Maria José Feitosa, síndica da associação de empreendedores do Tororó, acredita que a regularização pode promover mais empregos para os moradores do setor. ;Atualmente nós andamos entre a lama e o pó. Com as obras de regulamentação da infraestrutura podemos esperar melhor qualidade de vida;.
A preservação ambiental é uma das principais frentes de trabalho da comunidade de moradores e doa grupos que administram a região. O Tororó abriga dois importantes parques em sua área: o parque do Tororó e o Salto do Tororó.
A presença da área verde em suas proximidades foi um dos pontos decisivos para a mudança do casal Mauri Matos e Salete dos Santos. Os dois são trabalhadores autônomos e morando há 8 anos no Parque do mirante. ;Viemos em busca de mais tranquilidade e segurança. Aqui nos sentimos realmente em casa;, afirma Salete. Para eles, assim como para outros moradores, o setor atrai pela segurança, tranquilidade e possibilidade de contato com áreas verdes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação