Uma equipe com dez homens do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA-DF) foi mobilizada, na manhã desta segunda-feira (9/10), para capturar uma onça em uma chácara no Lago Oeste. Até por volta das 11h40, os militares preparavam o equipamento necessário para sedar o animal, que está em cima de uma árvore. A corporação foi acionada quando o animal foi visto próximo à Rua 21 da região.
Segundo o major comandante do BPMA, José Gabriel de Souza Junior, a suspeita é de que o animal seja uma onça parda ou suçuarana. "Não é raro ter esse tipo de bicho aqui. Ela vive nas redondezas, próximo ao Parque Nacional", explica. Após a captura, a onça deve ser encaminhada ao Zoológico de Brasília para uma avaliação médica e depois será reintroduzida ao seu habitat natural.
Para a realização do trabalho, o major conta que foi necessário primeiramente afastar as pessoas próximas ao local, que acompanhavam o trabalho dos militares, para garantir a segurança deles e também a do espécime. Imagens feitas pela corporação mostram o animal em cima da árvore. veja:
[VIDEO1]
;Onça; no Itamaraty
No dia 21 de agosto, uma funcionária do Palácio do Itamaraty acionou a Polícia Militar, após ver uma onça pelo sistema de segurança do prédio. Os militares realizaram buscas pelo lugar, mas não conseguiram localizar o bicho. Após a divulgação das imagens, o debate se era realmente uma onça ou um gato entrou em pauta. No entanto, especialistas analisaram o vídeo e constaram ser uma jaguatirica.