Jornal Correio Braziliense

Cidades

GDF terminará obras sob sua responsabilidade em Corumbá IV até abril

Parte brasiliense do sistema de captação deve ficar pronta em seis meses. No entanto, Governo de Goiás só deve terminar a outra parte no fim de 2018

A parte brasiliense das obras do sistema de captação de água da represa Corumbá IV deve ficar pronta até abril de 2018, promete o Governo do Distrito Federal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9/10), durante visita do governador Rodrigo Rollemberg a um dos pontos de instalação das adutoras, no km 5 da BR-040. Ali, estão a elevatória de água e a linha de recalque para transferência de água tratada do reservatório.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]Entretanto, a água dificilmente começa a circular até dezembro do ano que vem, prazo dado pela Saneamento de Goiás S/A (Saneago) para a conclusão do Sistema Produtor Corumbá. As obras fazem parte de um consórcio entre os governos do Distrito Federal e de Goiás.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) controla a construção da Estação de Tratamento de Água, em Valparaíso (GO), e de 15,3 quilômetros de adutora de água bruta. Segundo o GDF, as obras atingiram 68% de execução.

Ao todo, o governo estima gastar R$ 70,6 milhões na parte brasiliense. Os gastos cobrem, ainda de acordo com o GDF, 14km de tubulação em aço, além de três conjuntos de motobombas centrífugas com capacidade para captar até 2,8 mil litros de água por segundo.

O consórcio formado pelo governo goiano e duas empresas privadas, por sua vez, comanda a construção de 12,7km da adutora, além da captação e da estação de bombeamento.

Com o novo reservatório, o GDF e o Governo de Goiás esperam abastecer 1,3 milhão de pessoas, metade delas em território goiano. Segundo o governo, Corumbá IV vai distribuir água para Gama, Santa Maria, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo.
Com informações da Agência Brasília