Cidades

Conheça as histórias de devoção de Marias Aparecidas à padroeira do país

Mulheres que carregam o nome da santa também têm em comum a adoração pela mãe de Jesus

Isa Stacciarini
postado em 11/10/2017 07:00
Maria da Conceição Aparecida Ferreira, moradora da Vila Planalto: devoção

Em cada canto da casa, a presença dela indica a devoção e o afeto. Embora nunca tenham se visto, duas professoras carregam em si o mesmo nome do de Nossa Senhora Aparecida. Fiéis à santa, mantêm histórias de milagres e graças alcançadas. Uma é a Maria da Conceição Aparecida Ferreira, moradora da Vila Planalto. A outra, Maria Aparecida da Silva Dantas, que construiu a história da família no Guará II.

Na entrada da sala de Maria da Conceição Aparecida, 55 anos, um azulejo indica que o imóvel tem a proteção de Nossa Senhora Aparecida. A fachada, em azul e branco, também é em homenagem à santa. Na construção do imóvel a família ainda deixou uma medalha de Nossa Senhora em cada coluna de concreto. A devoção é tanta que ela vai todos os anos com o marido e os filhos, Miguel José, 19, e João Pedro, 17, ao Santuário Nacional, no interior de São Paulo. ;Para mim, é muita responsabilidade ter o nome dela e ser fiel ao que ela representa. Nossa Senhora é a mãe de Deus que, com seu sim generoso, acolheu todos nós;, destacou.

Maria Aparecida da Silva Dantas construiu a história da família no Guará 2

[SAIBAMAIS]A devoção começou cedo. Desde criança, ela, os pais e os oito irmãos rezavam o terço. Foi no mesmo ambiente mariano que dom Marcony Ferreira cresceu. Ela e o bispo auxiliar de Brasília são irmãos. Frequentadora assídua da Catedral de Brasília desde pequena, Maria da Conceição Aparecida recebe graças todos os dias. Com uma asma gravíssima, ela nunca precisou usar balão de oxigênio. Como agradecimento, vai todos os anos à festa da santa na Esplanada dos Ministérios. ;Pessoas com metade do grau de asma que eu tenho morrem;, relata. ;Nossa Senhora nunca abandona seus filhos, independentemente se eles creem nela ou não. Ela sabe que, como mãe, precisa estar perto de nós, principalmente nas dificuldades.;

Presente aos 15 anos


Professora aposentada, Maria Aparecida da Silva Dantas ganhou a primeira imagem de presente do pai aos 15 anos. Hoje, em todo ambiente da casa há uma Nossa Senhora Aparecida. Artista plástica, ela também pinta a padroeira em porcelana. ;Tenho uma veneração tão grande por Nossa Senhora que é difícil explicar. É uma coisa muito bonita. Tenho muita fé e devoção;, conta.

Além do nome, Cida, como é chamada carinhosamente pelas pessoas mais próximas, nasceu em 7 de setembro: uma das datas em que a festa da santa já foi comemorada. Em 1953, a Confederação Nacional dos Bispos determinou que a celebração à santa fosse oficialmente em 12 de outubro: Dia das Crianças e do Descobrimento da América. Há 25 anos, ela atua na Esplanada dos Ministérios na homenagem à santa. ;Para mim, é uma honra muito grande ter o mesmo nome que o dela e sentir o amor que Nossa Senhora tem por nós;, ressalta.

Mãe de dois filhos, de 40 e 37 anos, Maria Aparecida vai sempre que pode ao Santuário em Aparecida do Norte (SP). Em uma das viagens, pediu que a Mãe de Jesus curasse o filho mais novo, também de asma. ;Quando a santa virou para a multidão, vi o rosto do meu filho no manto dela. Aos 6 anos, ele, em uma das crises, pediu a imagem. Quando a colocou em pé, sob o peito, a falta de ar passou;, relembra, emocionada.

Significado


Pároco da Catedral Metropolitana de Brasília, João Firmino explica que a devoção a Nossa Senhora representa a esperança e a renovação da confiança dos cristãos. ;É a manifestação de Deus na vida dos fiéis, principalmente por toda a história de Nossa Senhora Aparecida. Os pescadores não desistiram até encontrar, depois do corpo, a cabeça. A principal mensagem é não desistir, mesmo quando há momentos de sofrimento e desânimo;, ressaltou. Ele esclareceu, ainda, que cada título da santa representa a realidade de um povo. ;Mas a pessoa é uma só, a Mãe de Jesus.;

;Esses títulos honoríficos têm relação com a religiosidade, a fé, ou seja, o fato de acreditar sem ver, e com o histórico-cultural de cada país;, acrescenta o professor da Universidade da Católica de Brasília (UCB) Paulo Bosco, teólogo e filósofo e mestre em direito canônico. As santas recebem honra, reconhecimento e veneração dos fiéis. ;Existem quatro principais títulos para Nossa Senhora ligados à dogmática, que são Maria mãe de Deus, Virgem Maria, Maria Assunta e sem mácula;, destaca.
Mulheres que carregam o nome da santa também têm em comum a adoração pela mãe de Jesus

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação