Cidades

Chuva deve chegar ao DF a partir de 20 de outubro, alerta Inmet

De acordo com meteorologistas, uma massa de ar quente atua sobre a região e inibe a formação de nuvens e precipitações

Luiz Calcagno
postado em 12/10/2017 09:29
Massa de ar seco impede a formação de nuvens e chuva na região central do país
As chuvas voltam ao Distrito Federal somente após o dia 20 deste mês de outubro. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o meteorologista Manuel Rangel, uma massa de ar quente atua sobre a região central do país e inibe a formação de nuvens e precipitações. Ele avisa, ainda, que a quantidade de chuvas para o mês ficará abaixo da média prevista para o mês de outubro.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]A região está em estado de alerta devido a baixa umidade do ar. ;Com a inibição na formação de nuvens pela massa de ar seco, o sol atinge a região durante todo o dia, ininterruptamente. Isso faz com que a temperatura aumente e o vapor d;água se dissipe. A consequência é o baixo índice de umidade;, explica. A previsão de chuva para o mês era de 166 milímetros por metro cúbico de chuva. Porém, até o momento, o instituto registrou apenas 19.7mm.

Ainda de acordo com Manoel Rangel, a mínima nesta madrugada foi de 16;C e a máxima para esta quinta-feira (12/10) será de 33;C, com umidade do ar variando de 50% a 15% nas horas mais quentes do dia. Os valores devem se repetir com pouca variação durante todo o fim de semana. ;A expectativa é que tenhamos céu claro a parcialmente nublado com névoa seca durante o período;, conclui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação