Cidades

Após protesto, governo debate regularização de terra com MST

Após fecharem o prédio da Terracap, manifestantes foram recebidos pelo presidente do órgão e o secretário da agricultura para reunião

Yasmin Cruz*
postado em 16/10/2017 17:30

Manifestantes do MST reivindicam regularização de assentamentos na Terracap

Na manhã desta segunda-feira (16/10), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) protestaram no prédio da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), ao lado do Palácio do Buriti. O acesso ao local foi fechado pelos manifestantes, que liberaram a entrada apenas para funcionários. A manifestação foi pacífica e os membros do movimento não quiseram dar entrevista.

Leia mais notícias em Cidades

O presidente da Terracap, Julio César de Azevedo Reis, recebeu representantes do movimento para uma reunião. Estavam presentes o secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), Argileu Martins da Silva, e o subsecretário do órgão, Alexandre Albano da Costa.

[SAIBAMAIS]De acordo com o presidente da Terracap, a reunião durou cerca de duas horas. A pauta foi apresentada em itens, de acordo com a área de interesse dos sem terra: os acampamentos 8 de março (Fazenda Toca da Raposa), Roseli Nunes e 27 de setembro (Fazenda Bom Sucesso). Os manifestantes entregaram ainda um documento referente às áreas inseridas no Núcleo Rural Pipiripau e Sobradinho dos Melos.

;A pauta, no geral, diz basicamente respeito à criação de algumas áreas para assentamento e regularização de outras já existentes;, disse Júlio César. O presidente informou que existe uma movimentação nacional sobre essa questão e que a manifestação de hoje é parte dessa programação. O movimento pressiona pela realização da Reforma Agrária. ;No Distrito Federal, o que foi combinado está sendo cumprido;, finalizou.

O Secretário da Seagri-DF, Argileu Martins da Silva, afirmou que a pasta trabalha em conjunto com a Terracap para acelerar essas pautas e que os processos não estão parados. ;Foi discutido o que nós podemos fazer dentro da legalidade do processo;, acrescentou. Representantes do governo e do MST acertaram datas para a realização de novas reuniões sobre o tema.

Atendimento

Os participantes do MST fecharam a entrada do prédio e não permitiram a entrada dos funcionários. Após negociação, servidores foram liberados, desde que apresentassem crachá funcional do órgão. Os atendimentos ficaram interrompidos durante toda a manhã.

Alexandre Mendes, 43 anos, morador do condomínio Ville de Montagne, no Jardim Botânico, ficou surpreso ao chegar ao prédio da Terracap e não conseguir atendimento. O publicitário conta que foi à procura da Comissão de Regularização. "Vim na expectativa de ser atendido. Estou tentando regularizar minha casa. Meu tempo é curto, fui pego de surpresa por não estarem atendendo. O jeito é voltar depois para tentar resolver."

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação