Deborah Novais - Especial para o Correio
postado em 18/10/2017 18:26
Um passeio ciclístico, com participação especial de carteiros da cidade, dá largada ao evento que traz coleções de selos de diversas partes do mundo a Brasília. A ação ; parte do Colecionar 2017 em parceria com a ONG Rodas da Paz, a Secretaria de Turismo e o Departamento de Trânsito (Detran/DF) ; será no domingo (22/10). O percurso começa às 10h, em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
;O passeio busca incentivar e convidar para a rua todos os apaixonados por bicicleta, além de chamar a atenção para o fato de que ela pode ser, sim, uma opção para os deslocamentos diários de cada um;, argumenta o coordenador-geral da Rodas da Paz, Bruno Leite. O trajeto, que vai até a Catedral Militar Rainha da Paz e volta no sentido contrário do Eixo Monumental, será fiscalizado pelo Detran. O órgão também distribui cartilhas educativas e promove uma campanha de conscientização à segurança dos ciclistas.
Juntamente à ação, os Correios lançam uma coleção com oito selos. Eles contam a história do meio de transporte sustentável, desde 1890 até 1960. ;Bicicleta tem tudo a ver com Brasília, não só pela sustentabilidade, como por toda a relação de cidade plana;, declara Reinaldo de Macedo, vice-presidente da Federação Mundial de Filatelia e coordenador-geral do evento. Cada unidade será vendida por R$ 1,25.
[SAIBAMAIS]Para participar, é preciso fazer inscrição no site do Colecionar. Na hora do evento, os participantes devem levar 1kg de alimento não perecível, que pode ser trocado por uma camiseta. Os mantimentos serão doados a ações sociais de Brasília. O evento também conta com o sorteio de uma bicicleta e a entrega de outras duas: uma para quem apresentar o veículo melhor caracterizado em homenagem a Brasília e outro para o participante mais velho.
Colecionar 2017
O evento ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre 24 e 29 de outubro. São cerca de 450 expositores, de 55 países, expondo selos das mais diversas temáticas. O Colecionar 2017 também conta com mostras de orquídeas, moedas, carros antigos e artesanato. Os visitantes podem fazer compras nos mais de 80 estandes montados no local.
No dia 24, a empresa de correspondências lança uma segunda coleção. Também com oito selos, o objetivo é homenagear os 30 anos do tombamento da cidade como patrimônio cultural da humanidade. São imagens com cenas típicas da capital, como fachada de prédio com cobogós e o foguete do Parque Ana Lídia.