Cidades

Caesb apresentará à Adasa plano de racionamento de 48h na próxima semana

O novo esquema de racionamento será entregue para aprovação da Adasa na próxima segunda-feira para análise. Até o momento, não existe data para a ampliação entrar em vigor

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 20/10/2017 15:42
Os reservatórios que abastecem a capital federal atingiram o pior nível da história
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) anunciou que entregará, até segunda-feira (23/10), um plano de enfrentamento à crise hídrica para aprovação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), incluindo um esquema de racionamento com 48 horas de interrupção de abastecimento. Após aprovado, a divulgação e o começo da implementação do novo rodízio de abastecimento ainda não tem data para entrar em vigor.

[FOTO1039024]
[SAIBAMAIS]A medida chega em um período crítico, em que os reservatórios que abastecem a capital federal encontram-se no pior nível da história. O Descoberto, responsável por abastecer cerca de 65% do DF chegou a 10,5% do volume total nesta sexta-feira (20/10), enquanto o reservatório de Santa Maria marcou 24.9%. ;O segundo dia de racionamento é algo que não queremos. Estamos tentando evitar ao máximo, mas, se for necessário, será instaurado;, afirmou o presidente da Caesb, Maurício Luduvice.

Volume morto

A Adasa considerou a utilização do volume morto do Descoberto, que é uma reserva de águas que fica abaixo do ponto onde os canos de captação da concessionária costumam chegar na hora de retirar os recursos dos reservatórios.

Por meio da Portaria n; 24, publicada nesta sexta-feira (20/10), a Adasa liberou R$ 6,25 milhões da tarifa de contingência para obras de captação do volume morto, que ficarão a cargo da Caesb. O órgão deverá apresentar, em até 10 dias, um cronograma atualizado de implantação do sistema.

A reserva corresponde a 9% do total do reservatório, algo em torno de oito bilhões de litros de água. Em São Paulo, o volume morto do Sistema de Cantareira conseguiu abastecer o estado por 535 dias, entre julho de 2014 e dezembro de 2015. Para utilizar o sistema, foram investidos R$ 120 milhões em uma obra que demorou dois meses para ser entregue. Segundo a Caesb, o tamanho do volume morto do Descoberto é bastante inferior ao de SP, sendo suficiente para abastecer o DF por menos de 30 dias.
[FOTO1019644]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação