Jornal Correio Braziliense

Cidades

Semana começa com céu encoberto e possibilidade de chuvas, prevê Inmet

Pancadas mais volumosas, porém, só devem voltar ao DF a partir de sexta-feira (27/10). Ventos fortes e maior umidade aliviam o calor

Ventos de até 11 km/h refrescam a manhã do brasiliense nesta segunda-feira (23/10), após um fim de semana com menos chuvas do que o esperado. Assim como no domingo, deve chover hoje em áreas isoladas. Porém a umidade do ar um pouco mais alta, entre 80% e 20%, e o céu nublado a parcialmente nublado aliviam o calorão que vem marcando este outubro.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]Chuvas robustas, entretanto, devem voltar ao Distrito Federal apenas nesta sexta-feira (27/10), para quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a chegada de uma frente fria. "Há tendência de que o céu fique nublado, mas sem chuvas volumosas", aponta o meteorologista Mamedes Luís Melo. A discreta mudança no tempo se traduz na temperatura um pouco mais amena: a mínima nas primeiras horas do dia chegou a 17;C, quase metade da máxima esperada para esta tarde, 33;C.
Até sexta-feira, projeta o instituto, o tempo no DF deve alternar entre o calor e pancadas isoladas, o que significa alguma melhora em relação aos dias de céu aberto com névoa seca da semana passada. "Como ainda não temos uma frente fria, há apenas possibilidades de pancadas de chuvas", explica Melo.

Crise hídrica


Essas chuvas tão esperadas são a esperança de melhora nos níveis dos reservatórios que abastecem o DF. No domingo à tarde, o sistema Descoberto atingiu, mais uma vez, o recorde negativo: apenas 9,3% do volume útil. Situação um pouco melhor na represa Santa Maria, que tem 24,3% da capacidade disponível. Na sexta-feira passada (20/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) permitiu que a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) aumentasse a duração do racionamento para até 48 horas. Entretanto, ainda não ha previsão de quando essa ampliação vai ocorrer.