Jornal Correio Braziliense

Cidades

Bate-papo explora formas de sair da zona de conforto para empreender

Encontro promovido pela EI! Comunidade de Empreendedorismo enumera atitudes para pensar fora da caixa

Ser positivo, mudar de ares, fazer novos caminhos todos os dias, conhecer pessoas diferentes, fazer as perguntas certas, não acreditar que alguém tenha a resposta perfeita para você. Essas são algumas das atitudes para pensar fora da caixa e transformar sonhos empreendedores em realidade, trazidas por Érika Lisboa e Fabrízio Garbi no bate-papo EI! Explore da última quinta-feira (19/10).
Leia mais notícias em Cidades
O encontro, realizado pela EI! Comunidade de Empreendedorismo e Inovação da Fundação Assis Chateaubriand, reuniu no UniCeub pessoas dispostas a sair da zona de conforto e inovar na cidade. ;A gente está acostumado a só olhar a nossa rede de contatos quando precisa dela. É preciso ter uma atitude ativa, não passiva. Se você tem postura ativa, consegue chegar a qualquer pessoa;, destacou Garbi, que se considera um intraempreendedor.
[SAIBAMAIS]Na avaliação da professora e empreendedora Érika Lisboa, muitas pessoas são condicionadas a arranjar desculpas ou achar que não vai conseguir alcançar um sonho. ;É comum a gente querer alguma coisa e se autosabotar, falando que aquilo não será possível. É uma tendência, uma questão cultural do brasileiro, achar que a não vai alcançar aquilo que quer e terceirizar essa responsabilidade, jogar a culpa em outras coisas. Na verdade, empreender dá muito trabalho. Realizar sonhos e alcançar algo dá muito trabalho. Você tem que levantar da cadeira, planejar, correr atrás. E isso, ninguém ensinou para a gente na escola;, observou.

O empreendedor social Edmar, 32 anos, gostei da experiência de participar do bate-papo EI! Explore. ; A questão de abrir novos horizontes, conhecer situações novas e desafios, ver as experiências de cada um e fazer conexões é muito importante. Creio que a gente não deve ter medo de lugares, nem de pessoas. A gente deve querer ir a lugares que não foi, se desafiar. Pelos meus rendimentos, eu não estaria hoje aqui, mas não sou movido por dinheiro. Sou movido pelos meus pensamentos e vou aonde eles me levam;, comentou.

Próximos encontros

A agenda de encontros EI! Explore estará de volta no início de 2018. Para saber mais sobre esse e outros eventos e baixar conteúdos de empreendedorismo, acesse www.facbrasil.org.br e www.facebook.com/ComunidadeEi