Cidades

Ciclistas confortam a família de Raul Aragão no velório do estudante

Além de parentes e amigos, colegas de curso do jovem atropelado na L2 Norte comparecem ao cemitério para prestar homenagens

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 23/10/2017 10:05
Uma fila de bicicletas se formou ao lado da capela 5 do Cemitério Campo da Esperança
Cerca de 70 pessoas compareceram, na manhã desta segunda-feira (23/10), à capela 5 do Cemitério Campo da Esperança para a despedida do cicloativista Raul Aragão, 23 anos. Ele foi vítima de um atropelamento na via L2 Norte na tarde de sábado. O rapaz não resistiu aos múltiplos traumatismos e morreu às 4h de domingo.


[SAIBAMAIS] O pai, Helder Luiz Gondim Rocha, descreve Raul como um "apaixonado pela cidade". "Eu o ensinei a pedalar. E ele era tão apaixonado pela bicicleta que, mesmo com carteira de motorista, não queria saber de carro", relembra, emocionado. Helder classificou o acidente como uma "barbaridade para todos" e disse, ainda, que perdoa o motorista que atropelou o estudante.
Além dos parentes, representantes do grupo Rodas da Paz estavam no cemitério para prestar homenagens. Alguns cicloativistas pedalaram até o local e fizeram questão de se despedir de Raul vestindo o traje típico dos ciclistas: camisa e capacete. Do lado de fora da capela, os ativistas formaram uma fila de bicicletas.
No caixão, o corpo de Raul também vestia um capacete. Além disso, ele segurava um nariz de palhaço em cada mão, o que, segundo amigos, era um dos adereços que o jovem usava para divertir as crianças ; Raul era anjo, ou seja, ensinava os pequenos ciclistas a pedalar. Alguns amigos compareceram ao velório também usando nariz de palhaço como forma de homenagem.
A morte de Raul expõe uma ferida antiga no convívio entre ciclistas e motoristas. Beth Davison, 68 anos, também perdeu o filho, Pedro, por atropelamento, em 2006. Ela esteve no velório para prestar solidariedade à família. "Conheci o Raul ainda na barriga da mãe. Frequentava a nossa casa e era um jovem cheio de sonhos. Queria, inclusive, transformar Brasília em uma cidade que substituísse carros por bicicletas", conta Beth.

Estão presentes, também, colegas do curso de ciências sociais da Universidade de Brasília (UnB), que estudavam com Raul. Amigos da irmã, Flora Gondim, também participam do funeral. Uma monja budista conduziu as orações no início do velório. Após a cerimônia, por volta das 11h30, o caixão segue ao Cemitério Jardim Metropolitano, em Valparaíso, onde o corpo de Raul será cremado.
O grupo Rodas da Paz informou, ainda, que vai organizar um passeio ciclístico em homenagem a Raul às 19h desta sexta-feira (27/10). Segundo o coordenador geral do grupo, Bruno Leite, o trajeto contorna a Esplanada dos Ministérios e segue em direção ao local do acidente, entre a 406 e a 407 Norte, também próximo ao prédio onde o estudante morava.
Parentes e amigos de Raul Aragão se inconformam com a morte precoce do cicloativista

Ativismo

Raul era fiel defensor da bicicleta e da mobilidade urbana. Em 2015, em uma entrevista ao Correio, ele fez críticas aos motoristas que não respeitam quem anda sobre duas rodas. "Como não há ciclovias em todos os lugares, precisamos andar muitas vezes na rua. Mas é perigoso, pois temos de circular próximos à guia, onde costuma ter bueiros e bocas de lobo. Quando desviamos, corremos o risco de atropelamento", disse Raul, à época. O jovem também atuava como "anjo", ou seja, ensinava crianças a pedalar e ajudava nos reparos de bicicletas de outras pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação