Cidades

VÍDEO: imagens aéreas mostram destruição na Chapada dos Veadeiros

O fogo, que começou no último dia 10, já devastou 240 mil hectares, equivalente a 15% do total da unidade de conservação

postado em 24/10/2017 18:48
[VIDEO1]
Uma sequência de imagens produzida pelo Correio mostra como ficou o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros após uma série de incêndios. O fogo, que começou no último dia 10, já devastou 240 mil hectares, equivalente a 15% do total da unidade de conservação.
Além do parque, o incêndio também atinge vilarejos, fazendas e reserva ambientais particulares ao redor. As queimadas se concentram no Vale do São Miguel, perto da Vila de São Jorge, município de Alto Paraíso. Há fogo em matas da Fazenda Volta da Serra até a vila. Labaredas consomem pastos e cerrado nativo em pontos turísticos, como o Vale da Lua.

Enquanto os bombeiros trabalham sem parar no Parque Nacional, os fazendeiros contam com a ajuda de brigadistas voluntários, organizados por meio de uma rede de contatos via Whatsapp. Ao menos 40 combateram o fogo no Vale do São Miguel na manhã desta terça. Eles contam com o apoio de outros voluntários, responsáveis pela arrecadação de água, alimento e combustível para os veículos. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbrio) a operação de combate conta com mais de 110 brigadistas e bombeiros.
[FOTO1042374]

A Força Aérea Brasileira (FAB) também anunciou que vai ajudar a combater o incêndio. Para isso, será disponibilizada uma aeronave Hércules C-130, com capacidade para o transporte de 12 mil litros de água. A aeronave decolou às 14h30 desta terça-feira (24/10). De acordo com a FAB, cinco saídas estão previstas para quarta-feira (25/10). Por conta do fogo, a Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás (GO) declarou situação de emergência no município na segunda-feira (23/10).

Autoridades e ambientalistas suspeitam de ação criminosa por parte de fazendeiros insatisfeitos com a recente ampliação da área de proteção da Chapada, considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ; responsável pela administração do parque ; afirmaram ter certeza de que o fogo foi provocado. Eles ponderaram que chamas avançaram para áreas localizadas depois dos aceiros, faixas de terras capinada para conter o fogo. Segundo o ICMBio, não há possibilidade de o fogo avançar um aceiro. Para que isso aconteça, só se provocado intencionalmente.

Saiba como ajudar:

Arrecadação de fundos
Um grupo de moradores de Alto Paraíso, em conjunto com entidades de defesa ambiental, criaram a iniciativa Rede Contra Fogo. Os voluntários criaram um site em uma plataforma de financiamento coletivo para arrecadar fundos destinados à preparação de lanches, transporte de voluntários, logística de equipamentos e operações de combate ao fogo. Para saber mais, acesse: catarse.me/redecontrafogoveadeiros
Cuidado com os animais
Voluntários do Distrito Federal e Entorno se reuniram para arrecadar materiais com o objetivo de atender os animais afetados pelo fogo. O grupo aceita medicamentos, materiais hospitalares, gaiolas, alimentos para voluntários e equipamentos de combate a incêndio. As doações são recebidas na portaria do Zoológico de Brasília, das 8h às 17h.

Mais informações:
061 982-717-029 (Fernanda)
061 983-666-997 (Ingrid)

Sede e filial do Sinpol
As doações podem ser entregues a partir das 8h e até as 18h, nas duas unidades do Sinpol-DF. Na Asa Norte, a sede do Sinpol-DF fica na 716 Norte, Bloco F, Entrada 61, Loja 59. A filial do sindicato, o conhecida como Sinpolzinho, fica na QNA 3, Casa 2, em Taguatinga Norte.
Veja a lista com alguns dos itens solicitados para os cuidados:

- Soro fisiológico e ringer
- Pomadas com antibiótico e analgésicos
- Diazepan
- Quetamina
- Cateter 24 e 22
- Equipo de soro
- Gaze, muita gaze
- Seringas e agulhas
- Agulhas 25x7, 40x13 e 20x40
- Lençóis para cobrir as gaiolas e transportar animais
- Gaiolas
Uma equipe do Zoológico de Brasília está em São Jorge para auxiliar no resgate de animais. Pede-se que pessoas sem treinamento adequado não tentem fazer o resgate nem capturar os animais que escapam do fogo. Se avistarem algum bicho, registrem local e a espécie e informem pelo telefone (11) 996090639 (Gabriela, em Cavalcante) e pelo (21) 972099220 (Cita, do Projeto Salvar, em Alto Paraíso).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação