Cidades

Técnicos de Brasília não encontram animais feridos na Chapada dos Veadeiros

Para auxiliar no resgate à fauna, a Fundação Jardim Zoológico enviou uma equipe com veterinários e biólogo para o local

postado em 25/10/2017 10:19
Técnicos do Zoológico capacitam voluntários no resgate aos animais
A equipe do Jardim Zoológico de Brasília, enviada para a Chapada dos Veadeiros para auxiliar no resgate de animais feridos, não encontrou bichos atingidos pelo fogo. A fundação encaminhou para o local, na segunda-feira (23/10), dois veterinários, um biológo e um auxiliar. A previsão, segundo os técnicos, é de que a ação seja intensificada após o controle do incêndio.

[SAIBAMAIS]Os técnicos montaram duas bases de apoio no parque, com kits cirúrgicos, medicamentos e outros equipamentos que auxiliam no cuidado de animais. A equipe também está capacitando voluntários no local.

A equipe volta a Brasília nesta quarta-feira (25/10), mas continua em contato com voluntários que atuam na chapada. O monitoramento acontece em parecia com a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF), o Projeto Salvar e a Reserva Bacupari.

O diretor-presidente do Zoológico, Gerson Norberto, alerta para a necessidade de os motoristas redobrarem a atenção ao trafegar na região do incêndio. A dica é reduzir a velocidade nas estradas porque os animais provavelmente aparecerão repentinamente na rodovia para voltar da busca por alimentos ou fugindo de locais em situação crítica.

Como ajudar

A Rede Contra Fogo criou uma campanha para a doação de materiais que podem auxiliar no atendimento aos animais. Um espaço de coleta está disponível na portaria central do Zoológico de Brasília. A organização criou um site de financiamento coletivo para arrecadar fundos para ajudar no transporte de voluntários, ações de combate ao fogo, logística de equipamentos e preparação de lanches.
Voluntários de Brasília e da Chapada dos Veadeiros também arrecadam materiais ; como luvas, medicamentos, gaiolas e gazes ; para cuidar dos animais afetados pelo incêndio. Informações: (61) 98271-7029 e 98366-6997.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação