Cidades

Orla Livre: Margem norte do Lago Paranoá está livre de invasões

GDF espera concluir a desobstrução até o final do ano. Ao todo, mais de 20 milhões de metros quadrados de áreas invadidas foram desocupadas em todo o Distrito Federal

Ricardo Faria - Especial para o Correio
postado em 25/10/2017 10:44
Rodrigo Rollemberg apresentou o resultado da Operação Orla Livre
O governador Rodrigo Rollemberg apresentou o resultado da operação de desobstrução da orla norte do Lago Paranoá, na manhã desta quarta-feira (25/10). No total, foram liberados 671 mil metros quadrados de ocupação irregular em 139 lotes no Lago Norte e 240 no Lago Sul.


[SAIBAMAIS]Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, a operação Orla Livre concluiu a desocupação de toda a margem norte do Lago Paranoá. "Foram 671 mil metros quadrados desobstruídos. Isso é uma conquista para a sociedade brasiliense", comemorou.
Rollemberg vistoriou o resultado da operação de barco e garantiu que, até o final do ano, toda a orla do Lago será liberada para a população. "Estamos democratizando o lago. Agora vamos cuidar para que o local seja utilizado de forma ordenada", comentou. A operação Orla Livre teve início em agosto de 2015.
Segundo a diretora-presidente da Agência de Fiscalização de Brasília (Agefis), Bruna Pinheiro, cada proprietário deverá arcar com os custos da operação, que varia de acordo com o tamanho de cada lote. "A retomada e a desobstrução da área invadida custa entre R$ 8 mil e R$ 12 mil. Alguns já estão sendo cobrados;, disse.

A operação Orla Livre desocupou, até o momento, 446 lotes desde o início dos trabalhos, em agosto de 2015. Entretanto, no Lago Sul, 67 áreas ainda precisam ser desocupadas. Dessas, 17 são consideradas oficiais por pertencerem à União, ao estado ou a embaixadas. Esses lotes ainda estão em negociação com a Advocacia Geral da União (AGU).

Concurso

Em entrevista coletiva, o governador Rodrigo Rollemberg anunciou que um concurso definirá as diretrizes para construção de pistas para caminhada, ciclovias, banheiros públicos, estacionamentos e outros equipamentos ao longo de 38 km às margens do lago. "Será o concurso público mais importante depois da própria criação de Brasília. Arquitetos e urbanistas do mundo inteiro poderão dar sua contribuição de como utilizar a Orla do Lago Paranoá", afirmou. Ainda não há previsão de início nem regras para o certame.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação