O racionamento de água passa a durar, a partir desta (??????), 48 horas. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) autorizou a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) a dar início à ampliação do rodízio. Com a medida, a estatal deve divulgar um novo calendário com os dias em que cada região do DF fica sem água.
[SAIBAMAIS]A radicalização ocorre em meio às baixas históricas dos níveis dos reservatórios que abastecem o DF. A barragem do Descoberto fechou a terça-feira (24/10) com apenas 8,7% do volume disponível. O sistema Santa Maria registrou 24% da capacidade.
No passado, o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, chegou a estabelecer 9% como limite do nível do Descoberto para a tomada de qualquer nova medida. Entretanto, ele admitiu um novo piso, de 5%, após observar melhoras no sistema de captação na barragem, que agora pode captar água até a cota 1.020, uma nova taxa extra. Ao Correio, ele declarou, na terça-feira, que a ampliação do racionamento seria "instaurada ao percebermos que o volume dos reservatórios está caindo mais do que o esperado"
O Governo do Distrito Federal espera que o início da estação chuvosa amenize a crise hídrica. Entretanto, além de outubro registrar umidade abaixo do normal para o mês, as primeiras chuvas volumosas e temporais após a estiagem chegam apenas neste fim de semana, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Aguarde mais informações