Cidades

DF registra 6.166 casos suspeitos de dengue este ano

Planaltina, Ceilândia, Samambaia, Gama, São Sebastião, Santa Maria, Taguatinga, Recanto das Emas e Guará concentraram o maior número de pacientes

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 26/10/2017 10:27
Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zica A Secretaria de Saúde (SES/DF) registrou 6.166 casos suspeitos de dengue entre 1; de janeiro e 21 de outubro deste ano. Deste total, 5.466 (89%) são moradores do Distrito Federal e 700 (11%) vieram de outros estados. As informações são do boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (25/10).
[SAIBAMAIS]As regiões administrativas que mais concentraram casos foram Planaltina, Ceilândia, Samambaia, Gama, São Sebastião, Santa Maria, Taguatinga, Recanto das Emas, Estrutural e Guará. Juntas, elas somam 71% dos afetados.
De acordo com o levantamento, em 2017, o DF permaneceu dentro dos limites esperados de incidências de dengue. A Secretaria de Saúde destaca, porém, um atraso no pico de casos em relação aos índices históricos.

No boletim, a pasta afirma que houve uma "possível alteração no padrão epidemiológico da doença [...] justificada em parte pelo racionamento de água, iniciado em abril de 2017 para todo o DF".
Também transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, foram registrados 371 casos suspeitos da febre de Chikungunya e 243 da doença aguda pelo vírus Zika. A secretaria de saúde recomenda que, se apresentados os seguintes sintomas, o indivíduo deve procurar atendimento médico.
Quandro de sintomas das doenças causadas pelo Aedes Aegypti

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação