postado em 26/10/2017 09:00
O brasiliense não deve esperar por chuvas nesta quinta-feira (26/10). Depois de cinco dias com previsão de pancadas isoladas ; que pouco aliviaram a seca ;, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) crava que o calor não dará trégua. As temperaturas devem chegar aos 34;C nesta tarde, em dia de céu parcialmente nublado.
[SAIBAMAIS]O meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho explica por que nem todas as previsões se concretizam. "Fazemos vários cálculos, mas eles não nos dão 100% de certeza", conta. Ainda assim, ele acredita que a possibilidade de chuva só aumente de hoje até o fim de semana, quando uma frente fria da Argentina chega ao Distrito Federal. O Inmet aposta que chova, com certeza, no domingo.
Enquanto essa frente fria não vem, o vento matinal alivia o calor. Segundo o Inmet, o DF teve um início de manhã considerado quente para os padrões do horário, com termômetros marcando os 19;C, mas rajadas de até 18km/h refrescaram o brasiliense.
Primavera seca
Mais de um mês após o fim do inverno, estação geralmente seca na região, a baixa umidade continua a castigar o Distrito Federal. O índice previsto pelo Inmet deve variar, nesta quinta-feira, entre 55% e 20%, o que coloca Brasília automaticamente em estado de atenção. Por isso, recomenda-se reforçar a ingestão de líquidos e evitar atividades físicas entre as 10h e as 17h.
A seca prolongada agrava, também, a crise hídrica pela qual o DF passa. O nível da represa do Descoberto chegou a apenas 8,3% do volume útil na tarde de quarta-feira (25/10), o que aumenta as chances de a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) ampliar o racionamento para até 48 horas. Enquanto o calendário do abastecimento não muda, confira aqui as regiões afetadas pelo rodízio do corte de água nesta quinta-feira.
*Estagiária sob supervisão de Adriana Bernardes